Alentejo: guia essencial para se apaixonar

Vai de férias para o Alentejo? Se ainda não tem destino marcado, não pense mais. O Alentejo é o destino de eleição para muita gente e não é por acaso.

Alentejo: guia essencial para se apaixonar
Os melhores restaurantes, praias, o que visitar, onde dormir…

Tome nota destes pontos de paragem obrigatória no Alentejo: de lugares à mesa a camas que valem mesmo a pena… Há de tudo no Alentejo, sempre com uma calma e paisagens impressionantes.

Alentejo: guia para umas férias inesquecíveis

alentejo

A pior parte das férias é vir embora e sentir que não aproveitou ao máximo, certo? Se seguir estas oito dicas para ter umas férias no Alentejo inesquecíveis isso não vai acontecer. Aqui pode saber tudo o que não pode perder, desde os melhores restaurantes às vilas mais bonitas que merecem uma visita.

O que fazer no Alentejo

Ao contrário do que muita gente pensa, há muito para fazer no Alentejo. Há várias cidades e vilas que valem a pena a deslocação – pela história, paisagem ou gastronomia – ainda pode dar um mergulho nalgumas das melhores praias do país.

azeite

Por outro lado, pode apostar na cultura. Neste caso na cultura associada à boa comida e ao bom azeite. Há várias quintas onde pode aprender mais sobre a produção de azeite e ainda fazer provas no final.

Onde comer no Alentejo

alentejo

A cozinha alentejana dispensa apresentações mas podemos falar aqui de algumas iguarias só para lhe abrir o apetite e o deixar com água na boca: açorda, migas, carne de porco preto, queijos, pão… Há muito por descobrir e repetir na região, principalmente se rumar aos melhores restaurantes no Alentejo.

Onde dormir no Alentejo

malhadinha

Não é difícil encontrar alojamento no Alentejo. Há casas com piscina cujas fotografias aumentam drasticamente a vontade de fazer as malas, quintas vinícolas que vão dificultar a tarefa de sair para conhecer a região e até parques de campismo dignos das melhores aventuras de verão com os amigos.

Vai em família para o Alentejo?

praia

Viajar em família nem sempre é fácil. Por isso mesmo temos um roteiro de fim-de-semana em família no Alentejo para o ajudar a passar as melhores férias possíveis, sem esquecer as necessidades dos mais novos nem as vontades dos mais crescidos.

Tem poucos dias de férias?

alentejo

Ter pouco tempo para passar férias no Alentejo não é desculpa para não se fazer à estrada. Siga as dicas deste roteiro de dois dias no Alentejo e faça os poucos dias que tem para descansar valerem por uma dezena deles.

Se quiser só fazer um grande gesto romântico e levar a sua cara metade para uma das regiões mais românticas do país, também há sugestões para escapadinhas no Alentejo.

Veja também: