As 6 melhores alfaiatarias em Lisboa

O cuidado com os detalhes, a atenção ao cliente, a personalização de cada modelo. Encontre todas estas características no top 6 das alfaiatarias em Lisboa.

As 6 melhores alfaiatarias em Lisboa
Carisma e personalização – o trabalho de alfaiate ainda é valorizado

“Não há uma segunda oportunidade para causar uma primeira boa impressão.” Parece ser esta a máxima por que se pautam as melhores alfaiatarias em Lisboa que, mesmo com as constantes crises que Portugal tem enfrentado nos últimos anos, se conseguem manter no ativo.

Do outro lado da barricada, e numa altura em que o pronto-a-vestir torna tudo igual e homogéneo, os alfaiates da nova geração vêm dar resposta a quem quer ser diferente. Mostramos-lhe por isso o top 6 das alfaiatarias em Lisboa, onde os nomes da velha guarda e os mais recentes talentos vivem com o objetivo de agradar o cliente. 

Engane-se quem pensa que a roupa estandardizada matou a profissão de alfaiate. A arte está viva e recomenda-se, tendo surgido uma nova geração de artesãos, graças à crescente procura por parte dos que querem (e podem) ser diferentes, com um fato feito à medida.

O fato escuro clássico, o mais sóbrio possível, é ainda das peças mais vendidas pelo mundo corporativo e empresarial, onde a imagem tem um peso acrescido e é sinónimo de estatuto e individualidade. No entanto, a diferença e irreverência têm vindo a conquistar o seu lugar neste mercado de luxo e classe.

A arte da alfaiataria surgiu no final da idade média, entre os séculos XII e XIV, e acompanhou a natural evolução dos tempos, ganhando extrema reputação com nomes como Giorgio Armani, Ermenegildo Zegna ou Hugo Boss. Os tecidos são cada vez melhores e mais confortáveis, os cortes aprimorados e adaptados ao estilo de vida moderna, numa busca constante pela perfeição de um mundo pautado pela qualidade, exigência e personalização. 

 

As 6 melhores alfaiatarias em Lisboa


Nunes Corrêa

Esta é uma história que começa em 1856 na Rua de São Julião, na baixa lisboeta: nascia então a primeira loja da Nunes Corrêa, hoje uma das melhores alfaiatarias em Lisboa e, também, uma das mais antigas do país.. O espaço, instalado desde 1919 no número 250 da Rua Augusta, regista as memórias de quem vestiu a Corte portuguesa, Almeida Garrett e Ramalho Ortigão.



Brito Alfaiate

O atual proprietário entrou como aprendiz por volta de 1960, tendo mais tarde adquirido o estabelecimento, encarregando-se do leme de um navio cuja oficiona tem vista para o Rossio fez. Uma janela de onde se viu gente e que testemunhou história – muitas das fotos míticas da revolução dos cravos tinham a Brito Alfaite como pano de fundo.



Piccadilly Ldª - Alfaiates Mercadores

Abriu como Vitorino, Ferreira & Almeida Lª do outro lado da rua, no nº 58-60, pela mão de Benjamim Ferreira e em 1924 tomou o nome de Piccadilly. É uma das melhores alfaiatarias em Lisboa e o típico exemplo do trabalho feito em Inglaterra, onde até a decoração e o nome foram pensados ao pormenor. 



João Bento Vicente & C.ª Lda.

Fundada em 1897 por João Bento Vicente, bisavô dos atuais proprietários, esta alfaiataria já passou por 4 gerações e nunca mudou no que é importante: no cuidado para com o cliente e no requinte das fachadas e montras, complementadas por uma decoração predominantemente em madeira, de estilo sóbrio e discreto, como uma verdadeira alfaiataria tem que ser. 



Atelier Alfaiates Africanos

Este é um dos exemplos de novas alfaiatarias em Lisboa. Sofia Vilarinhou fundou a Atelier Alfaiates Africanos em 2011, com o objetivo de impulsionar o trabalho de criadores de moda africanos, que residissem na área de Lisboa. A par disso, defende-se a ideia de moda sustentável, com criações exclusivas, feitas a seu tempo, sem pressas, dando prioridade ao trabalho manual, com pormenores que reflictam a cultura africana.



UOY

Chama-se UOY, é portuguesa e tem um estúdio no Príncipe Real. Os fatos podem ser feitos em sua casa sem que tenha de pagar mais por isso e é isso que a torna numa das mais originais alfaiatarias em Lisboa. A marca UOY, criada por Paulo Pinho e que significa Uncover the Original You, garante que os seus fatos têm sempre três coisas: elegância, qualidade e preços acessíveis. Aqui cada fato demora cerca de quatro semanas a fazer. O requinte leva mesmo o seu tempo.

Seja para o dia a dia ou para uma ocasião especial, um fato feito à medida pode mesmo assentar-lhe… Que nem uma luva. Visite uma das melhores alfaiatarias em Lisboa e ofereça a si próprio o presente de bem vestir. 

Veja também: