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8 dicas para uma alimentação saudável em 2018

O ano novo aproxima-se e está na hora de tomar decisões alimentares importantes. Mude os seus hábitos alimentares e tenha uma alimentação saudável em 2018.

8 dicas para uma alimentação saudável em 2018
Faça escolhas saudáveis no que diz respeito à alimentação

O fim do ano está mesmo à porta e chegou a altura de tomar decisões, nomeadamente no que diz respeito a ter uma alimentação saudável em 2018. Veja as 8 dicas que lhe deixamos sobre como pode comer de forma mais equilibrada, cuidando melhor da sua saúde e do seu peso. Não deixe para amanhã o que pode fazer já hoje! Entre em 2018 de forma saudável!

Como ter uma alimentação mais saudável em 2018?

1. Prepare as suas refeições em casa


Em vez de, na hora do almoço, ir comer qualquer coisa rápida ao bar do seu local de trabalho, o que lhe irá fazer menos bem, opte por levar para o seu emprego as suas refeições já preparadas em casa. Assim, terá um controlo muito maior sobre o que come, o que contribuirá para uma alimentação equilibrada e para uma gestão inteligente da sua forma física.

2. Diga não às sobremesas doces


É verdade que há sobremesas que têm um aspeto mesmo delicioso e convidativo. No entanto, podem ser muito calóricas e com muito açúcar, o que as torna potenciais inimigos. Seja forte, pense na sua saúde e naquelas calças que há muito sonha que voltem a servir, e diga não às sobremesas doces!

3. Quando jantar fora, resista às tentações


Quando janta fora, especialmente quando está com amigos e familiares, e estes pedem pratos que são uma verdadeira delícia para o paladar, pode parecer muito difícil não seguir essa onda e, dessa forma, quebrar facilmente a sua dieta.

No entanto, não deixe que um jantar estrague todo o esforço que tem feito tão afincadamente nos últimos tempos. Analise o menu e opte por um prato saudável, que poderá igualmente ser delicioso. Chegará ao fim do jantar sem arrependimentos e com orgulho da sua atitude!

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4. Beba muita água


É daquelas pessoas que consegue passar quase um dia inteiro sem sentir sede e, por isso, não bebe água durante horas seguidas? Pois está na hora de mudar a sua atitude! Vá bebendo água ao longo do dia. De facto, por vezes, o organismo pode confundi-lo, e o que parece ser uma sensação de fome é, na verdade, a forma que o seu corpo tem de lhe mostrar que precisa de se hidratar. Portanto, tenha sempre uma garrafa de água consigo e vá bebendo ao longo do dia.

5. Deixe de fazer lanches calóricos no meio do dia


Ao longo do dia, a fome pode chegar quando está a trabalhar. Nessa altura, não caia no erro de comer algo calórico e muito pouco saudável. Opte por trazer de casa alimentos saudáveis, como uma maçã, frutos vermelhos ou frutos secos, por exemplo.

6. Fique longe de produtos com cores artificiais


Os produtos muito coloridos, com cores que não são naturais nos alimentos, são repletos de corantes que fazem muito mal à saúde. Mantenha-se bem longe desses produtos e faça outras opções.

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7. Inclua alimentos com ómega 3 na sua dieta


Quando se trata de alimentação saudável, os alimentos com ómega 3 não podem ser esquecidos. Contêm gorduras saudáveis, que deve incluir na sua dieta, pois trazem muitos benefícios à saúde, como o controlo da tensão arterial e dos níveis de colesterol no sangue.

8. Não salte refeições


O segredo é mesmo fazer pequenas refeições ao longo do dia. Na verdade, se saltar uma refeição e passar fome, o que comer de seguida vai ser totalmente absorvido pelo seu organismo, que o fará como forma de defesa. Além disso, saltar refeições desacelera o metabolismo, contribuindo para que engorde de forma muito mais rápida e tenha problemas em emagrecer.

Estas são algumas das dicas importantes para ter uma alimentação saudável em 2018. Siga-as e verá as diferenças na sua saúde e na sua forma física!

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Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.