Alimentos a evitar no verão: quais são?

O tempo quente pode transformar alguns alimentos e, por isso, há ingredientes que devem ficar de fora da lista. Conheça os alimentos a evitar no verão.

Alimentos a evitar no verão: quais são?
Dicas importantes para uma alimentação saudável

É importante saber quais os alimentos a evitar no verão, pois isso pode prevenir dissabores nas alturas mais quentes do ano – imprevistos que podem mesmo ser complicados de resolver.

Não esqueça: as temperaturas altas alteram as características dos alimentos, por isso, deve cuidados extra.

Quer saber o que não deve comer no verão? Fique atento e tome nota.

Dicas de alimentos a evitar no verão

As nossas dicas vão ser orientadas no sentido das precauções que deve tomar para evitar a alteração das características dos alimentos – e vamos, também, destacar alguns que devem mesmo ser evitados.


Peixe ou carne crus

rawmeat

Os alimentos não cozinhados estão mais sucetíveis às temperaturas altas e, por isso, deve ter especial atenção à sua conservação no frio. Se não tem a certeza que os alimentos estiveram bem conservados, evite comer peixes ou carnes crus e previna situações delicadas.

Alternativa: opte por alimentos bem passados e bem cozinhados, pois terão menor probabilidade de estarem alterados.


Alimentos ou refeições mal acondicionadas

caixasdecomida

Se, por algum motivo, um alimento ou refeição estiver fora do frigorífico ou numa embalagem mal fechada, é mais provável que as suas características estejam alteradas. Os alimentos mal acondicionados podem ser facilmente contaminados, ou mesmo alterados, pelas temperaturas maios altas do verão.

Alternativa: garanta que guarda os alimentos em embalagens ou recipientes herméticos e que não estejam em contacto com outros alimentos.


Refeições aquecidas

microondas

Muitas vezes, o processo de aquecimento das refeições que ficaram guardadas de dias anteriores pode não ser o melhor para os alimentos. Evite misturar alimentos cozinhados com alimentos não cozinhados quando os vai aquecer.

Alternativa: ao usar o fogão ou o micro-ondas para aquecer alimentos, certifique-se que eles são aquecidos uniformemente, mexendo de vez em quando.


Saladas mal lavadas

alface

Se estiver fora de casa e não tiver a certeza de que a salada foi bem lavada, é preferível evitar o seu consumo, já que os vegetais mal lavados são mais suscetíveis de estarem contaminados e de serem prejudiciais à sua saúde.

Alternativa: coma saladas em casa, onde poderá garantir que a sua lavagem é feita de forma correta. Pode mesmo usar os produtos que existem no mercado para desinfetar os legumes das suas saladas.


Alimentos com leite e/ou ovos

alimentos com ovos

Mais uma vez, estes alimentos podem deteriorar-se mais rapidamente se não estiverem devidamente acondicionados e refrigerados. Se não tem confiança no local onde está a comer, é preferível evitar este tipo de alimentos – até porque, podem causar doenças mais complicadas de resolver.

Alternativa: prefira consumir produtos com leite e ovos apenas quando tiver completa confiança no  local onde os vai consumir.


Refrigerantes

refrigerantes no verão

A maior parte dos refrigerantes têm muito açúcar e acabam por hidratar pouco o organismo, ao mesmo tempo em que têm muitas calorias.

Alternativa: durante o verão prefira beber água, que é a melhor solução para hidratar o corpo durante a altura do ano em que ele mais precisa de uma boa e eficaz dose  de hidratação.

Além de saber quais são os alimentos a evitar no verão, é também importante notar que as refeições durante o tempo quente devem ser mais leves, para facilitar a digestão. Por isso, evite pratos muito condimentados, salgados, pesados que terão uma digestão mais exigente.

Por fim, e ainda que seja uma constante durante todo o ano, devem evitar-se os alimentos fritos, que não trazem quaisquer benefícios ao bom funcionamento do organismo.

Veja também: