Alimentos ácidos: saiba quais são e como afetam a sua saúde

Os alimentos ácidos afetam diretamente a saúde do seu organismo. Saiba quais são.

Alimentos ácidos: saiba quais são e como afetam a sua saúde
Informe-se e mantenha-se saudável

Os alimentos ácidos possuem um ph com valores entre 3 e 6 e provavelmente fazem parte dessa categoria alguns alimentos que não imaginamos.

ph scale

Alimentos ácidos: guia de saúde

O corpo humano, assim como toda a natureza, necessita de equilíbrio. Este equilíbrio precisa de se manter em todas os sistemas porque, senão, corremos o risco de adoecer.

A nossa saúde vai muito além do que vemos no exterior. Na verdade, o que apresentamos ao mundo nada mais é do que o reflexo da saúde do nosso organismo. E como manter esse controlo em dia? Através do sangue.

Sangue saudável

O sangue é o responsável pelo transporte dos nutrientes através dos sistemas: leva as coisas boas, como as vitaminas e também denuncia os excessos, como o açúcar e o colesterol. Portanto, ele também precisa de estar saudável.

O ph sanguíneo costuma ser, regra geral, alcalino, com uma taxa que varia entre 7,2 e 7,5. É essa a condição que faz com que esteja bem e, consequentemente, a nossa saúde geral.

Percentagem ideal

Entretanto, o que nós ingerimos afeta o bem-estar do corpo e da mente, e o ideal para esta manutenção positiva seria uma dieta composta por 20% de alimentos ácidos e 80% de alimentos alcalinos. Desta forma, evita-se que o ph do sangue se torne ácido em demasia e prevenimos sintomas como fadiga, dores de cabeça, inflamações estomacais, dores musculares, gripes e constipações, por exemplo.

Pela sua capacidade de alterar o ph do sangue, recomenda-se que o consumo dos alimentos proteicos, que são de caráter ácido, seja balanceado, e que sejam evitados os excessos. Contudo, a mesma recomendação não é mantida no caso dos produtos processados e açucarados: eles enfraquecem o sistema imunitário e favorecem o desenvolvimento de inflamações, além da estimulação da retenção de líquido e a prisão de ventre.

Existem várias versões das tabelas dos alimentos alcalinos e ácidos e isto pode causar confusão. Assim, como cada organismo é único e cada indivíduo possui um estilo de vida próprio que envolve seus gostos pessoais, antes de decidir-se por uma dieta diferente, procure um médico especialista para que a alteração alimentar seja feita de forma consciente e saudável.

Com isso, criámos uma lista com alguns alimentos ácidos para inspirar o seu bem-estar.

Alimentos ácidos

  • Açúcar refinado e mascavado
  • Farinhas e derivados
  • Bebidas alcoólicas
  • Lacticínios
  • Carne
  • Peixe
  • Refrigerantes
  • Chocolates
  • Ovos
  • Amendoim

 

Veja também