Alimentos bons para a pele: dicas para rejuvenescer com saúde

Há super ingredientes que ajudam a promover a boa aparência e podem significar atrasar o relógio. Descubra quais são alimentos bons para a pele.

Alimentos bons para a pele: dicas para rejuvenescer com saúde
O segredo dos alimentos que ajudam a pele

Turbine a saúde da sua aparência com a ajuda das nossas dicas de alimentos bons para a pele. A lista que apresentamos a seguir apresenta incontáveis propriedades que promovem a hidratação, a elasticidade e saúde geral da nossa pele.

Os poderes antioxidantes e a capacidade de hidratação são, talvez, os pontos mais importantes que deve privilegiar na hora de escolher os ingredientes dos seus pratos. Quer ter uma pele radiosa e saudável? Tome nota das nossas dicas e diga adeus ao envelhecimento prematuro.

De entre os vários alimentos que fazem bem à saúde da sua pele, destacamos alguns e apresentamos várias sugestões de consumo que podem mesmo traduzir-se num visível rejuvenescimento. Vamos experimentar?

Conheça os super alimentos bons para a pele


Azeite

azeite

Esta gordura saudável evita o envelhecimento prematuro da pele e, por isso, deve ser a gordura de eleição na sua cozinha. Use azeite para preparar refogados, mas também para os assados ou ainda para temperar as suas saladas.


Abóbora

camarão na moranga

Espacialmente quando cozida, a abóbora fornece beta-caroteno, que é responsável pela promoção do crescimento das células da pele. Use-a em sopas ou mesmo em doces (compotas, ou bolinhos de abóbora).

Ver receita de camarão na moranga >>


Nozes

nozes

Este fruto seco é rico em Ómega 3, que é muito importante para manter a elasticidade da pele. Acrescente algumas nozes às suas saladas, ou transforme-as num complemento do seu lanche da manhã ou da tarde.


Chocolate preto

papas de chocolate e teff

Quanto mais escuro o chocolate, mais saudável. Isso porque ele ajuda a proteger a pele dos raios prejudiciais do sol. Acrescente pedaços de chocolate negro ao seu iogurte, por exemplo. Inclua pequenas doses desta doçura na dieta, evite o consumo excessivo e beneficie das suas propriedades benéficas.

Ver receita de papas de chocolate e teff >>


Sementes de girassol

sementes de girassol

Estas sementes são muito ricas em vitamina E, um excelente alimento para a pele. Consuma-as em saladas ou com iogurte.


Vegetais de folha verde

sumo detox

As couves, tal como os vegetais de tonalidade verde escura, possuem antioxidantes que promovem a elasticidade da pele e a protegem das agressões diárias, como o sol ou o vento. Para aproveitar todas as suas propriedades, use estes vegetais em sopas ou mesmo em sumos detox.

Ver receitas de sumos detox >>


Cavala

cavala

Este peixe é riquíssimo em vitamina B12. Esta vitamina evita o aparecimento de manchas na pele. Pode ser confecionada de várias formas, sendo que filetes de cavala grelhados, cozidos ou ao vapor são excelentes formas de consumir este peixe.

Ver receitas saudáveis de peixe >>


Alecrim

alecrim

Esta erva aromática é rica em antioxidantes importantes na prevenção do melanoma. Tempere pratos de carne ou peixe assados com alecrim para adicionar sabor e textura às suas receitas mas também para beneficiar dos seus efeitos na pele.

Ver receita de batatas assadas com ovo e alecrim [com vídeo] >>


Vinho tinto

vinho tinto

Já se sabe que este vinho traz muitas vantagens para a nossa saúde geral, como também é rico em antioxidantes – polifenóis e reveratrol – abranda os sinais de envelhecimento da pele. Beba com moderação acompanhando uma das refeições importantes do dia.


Morangos

morangos

Este fruto é conhecido por evitar a destruição do colagénio, o que minimiza rugas e outros sinais de envelhecimento da pele. Use os morangos em saladas de fruta, como recheio de algumas sobremesas, ou ao natural (evitando a adição de açúcar).

Ver receita de smoothie de morango >>


Kiwis

kiwi

Este fruto apresenta características semelhantes às dos morangos: é rico em ómega 3, o que protege a pele e promove o seu brilho e elasticidade. Consuma-o ao natural, utilize-o em decoração de variadas sobremesas, ou acrescente às saladas de fruta.


Café

café

Alguns estudos internacionais, nomeadamente os publicados no European Journal of Cancer, apontam o café como redutor do risco de desenvolvimento de melanoma. Embora as quantidades indicadas tenham que ser cerca de seis chávenas de café diárias, os especialistas alertam, também, para as desvantagens do consumo excessivo desta bebida. O ideal é beber com moderação.


Tomate

tomate

Este super alimento contém licopeno, o que protege a pele dos radicais livres, promovendo o rejuvenescimento da pele. A vitamina A também promove a saúde da pele. Na culinária, é um dos alimentos mais versáteis, podendo ser usado tanto nos salgados como nos doces: use em saladas, estufados, assados, compotas ou chutneys.

Ver receitas com tomate >>


Abacate

abacate

Por ser uma fonte rica em óleos e vitaminas essenciais, como as vitaminas A, B 1, B 2 e E, o abacate é um grande aliado para promover a beleza e a saúde da pele e do cabelo.

Ver receitas com abacate maduro >>

Ver receitas de abacate para beleza >>

Estes são alguns dos alimentos bons para a pele que deve incluir na sua dieta para ajudar a manter, ou devolver, o brilho e a saúde da sua cútis. Lembre-se apostar, também, na hidratação e beba, pelo menos, 1 litro e meio de água por dia.

Veja também: