Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

7 alimentos bons para o coração

As doenças cardiovasculares são uma grande preocupação dos nossos dias. Damos-lhe 7 alimentos bons para o coração.

7 alimentos bons para o coração
Cuide do órgão rei do nosso organismo!

Sabia que as doenças cardiovasculares continuam a ser a grande causa de morte a nível mudial? Pois é... milhões de pessoas morrem anualmente com problemas cardíacos. O coração é absolutamente essencial para o bom funcionamento de todo o nosso organismo e devemos tratá-lo com todos os cuidados!

Além de fazer exames e consultas de rotina para verificar o seu estado de saúde e estar atento a possíveis sintomas que indiquem problemas cardíacos, existem alguns alimentos bons para o coração que podem contribuir para fortalecer o órgão rei do nosso corpo.

Inclua na sua alimentação alguns destes ingredientes ou alimentos, o seu coração vai agradecer-lhe!


7 alimentos bons para o coração


1. Azeite

azeite

O azeite é um excelente aliado para o seu coração uma vez que ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL). Além disso, os seus antioxidantes ajudam a eliminar os radicais livres do nosso corpo, muitas vezes responsáveis por doenças do coração.



2. Salmão

 

salmão

Este peixe é bastante gordo, mas é rico numa gordura boa, o ómega-3, ajudando a baixar a pressão arterial e a regular os níveis de coagulação do sangue.

Consuma duas doses de salmão por semana e comprove os resultados! No entanto, há que ter um cuidado especial: escolha salmão fresco e, idealmente, sem inseticidas e pesticidas.
 


3. Nozes

nozes

As nozes são outros dos alimentos bons para o coração (e não só!). Riquíssimos em ómega-3 e gordura poli-insaturada, as nozes são uma grande fonte de fibra e contribuem para o fortalecimento do coração.

 

4. Alho

alho

Já ouviu falar em alicina e em ajoene? Estes dois nomes estranhos estão presentes no alho e ajudam a tornar o sangue mais fluído, diminui a pressão arterial e evita a formação de coágulos.

 

5. Aveia

aveia

A aveia é um alimento extremamente recomendável não só para o coração mas para todo o organismo. Rico em ácido fólico e potássio, a aveia é um dos alimentos bons para o coração porque ajuda a manter as artérias limpas e desobstruídas.

 

6. Frutos vermelhos

vermelhos

É daquelas pessoas que não resiste a amoras, framboesas, morangos e outros frutos vermelhos? Temos uma boa notícia para si! Muito ricas em propriedades anti-inflamatórias, estas frutas reduzem o risco de doenças cardíacas e até de cancro!

 

7. Chocolate preto

chocolate

Parece que a melhor notícia ficou para o fim... Chocolate? Sim, leu bem, chocolate! O chocolate preto é rico em flavonoides e em ácido gálico, propriedades antioxidantes que promovem a proteção dos vasos sanguíneos. Claro que não pode abusar… mas um quadradinho por dia não lhe vai fazer mal, muito pelo contrário! Aliás, se assim não fosse, o chocolate preto não estaria na listas dos alimentos bons para o coração!

Veja também: