PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Saiba quais são os alimentos com lactose

Nem sempre é fácil evitar alimentos com lactose. Fazemos uma lista com os produtos a evitar.

Saiba quais são os alimentos com lactose
Intolerante à lactose? Saiba quais os alimentos a evitar

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia, um terço da população nacional é intolerante à lactose. 

Mas o diagnóstico exato só é possível através da realização de testes específicos (feitos por um Gastroenterologista) que despistem qualquer outro problema de saúde. 

Se os resultados foram positivos, chegou a altura para alterar alguns hábitos alimentares para evitar alimentos com lactose.


Os alimentos com lactose


Laticínios

laticinios

O leite, bem como todos os seus derivados contêm lactose e devem ser evitados para que o desconforto abdominal seja uma constante. Rico em vitaminas e minerais, o leite já pode ser substituído por outros produtos idênticos, como é o caso do leite de arroz, de soja ou de amêndoas.

Todos os tipos de queijo também contêm lactose. Ainda assim, não é necessário cortar com este tipo de alimento de forma radical, já que o queijo flamengo, rico em cálcio e proteínas, tem um menor teor deste hidrato de carbono.

A história repete-se quando falamos de iogurtes. Ainda assim, este é um produto fermentado pelas bactérias lactobacillus que digerem a lactose, o que torna mais fácil a sua digestão.



Cereais

cereais

Neste grupo de alimentos com lactose incluímos o pão e as massas. Dois dos alimentos favoritos da maioria da população mas ricos em amido (que produz a glicose, um dos componentes da lactose) e, por isso, com altos níveis do hidrato de carbono a evitar.



Doces

bolo

É preciso muita atenção na altura de comprar qualquer tipo de produto açucarado (bolos e gelados incluídos). Por norma, a lactose faz parte dos ingredientes destes produtos. 

Ainda assim, existem alternativas para quem não resiste a um “pecado” calórico. As bolachas integrais poderão ser uma boa opção mas é aconselhável ter atenção ao rótulo destes produtos e garantir que não contêm lactose.



Molhos

molhos

Não se deixe enganar: a maioria dos molhos usados para as saladas contém lactose. Seja à conta da utilização de queijo ou até mesmo de manteiga (ainda que em quantidades reduzidas). 

Também os patés contêm alto teor de lactose à conta dos produtos que estão na base da sua produção. Hoje em dia já existem opções à medida de todos os estômagos (os molhos à base de tofu, feijão e castanhas são uma opção).



Alternativas alimentares

Atualmente, já existem diversas opções alimentares no mercado para quem quer evitar alimentos com lactose. Em caso de corte definitivo dos laticínios, por exemplo, é necessário substituí-los por alimentos ricos em cálcio e minerais. Legumes, marisco e peixe (salmão e sardinha) são boas soluções.

Veja também: