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6 alimentos para a anemia que vai querer conhecer

Entenda de que forma os alimentos para a anemia ajudam a acelerar o processo de cura da doença.

6 alimentos para a anemia que vai querer conhecer
Alimentos ricos em ferro e vitamina B12 podem ser grandes aliados

Os alimentos para a anemia costumam ser o melhor remédio para tratar a deficiência de ferro no sangue, principalmente quando os números não mentem: estima-se que um quarto da população mundial desenvolva algum tipo de anemia.

A anemia é uma doença decorrente da diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue. Como são os glóbulos vermelhos os responsáveis pelo transporte do oxigénio desde o pulmão através do corpo, o resultado desta deficiência é que a quantidade de oxigénio é insuficiente para abastecer o organismo e acaba por originar sintomas e reações como, por exemplo, fadiga, falta de apetite, ritmo cardíaco acelerado, tonturas, dores de cabeça, baixa tensão arterial e unhas quebradiças.

Alimentos para anemia: onde, como e porquê

As causas da anemia podem ser várias, como hemorragias internas, mulheres com o fluxo menstrual muito forte, pessoas com deficiência nos rins, porém, a mais comum é a deficiência de ferro no organismo, seja por uma dieta pobre em ferro, ou até mesmo por uma dificuldade do corpo em absorver o nutriente. Isto porque os glóbulos vermelhos e a hemoglobina são constituídos basicamente por ferro. Quanto este é o motivo da doença o tratamento passa necessariamente pela alimentação.

É importante ressaltar que a anemia também pode ser causada pela deficiência de ácido fólico e vitamina B12.

Os alimentos para anemia são fáceis de encontrar e podem fornecer de maneira completa a quantidade necessária para a reposição do ferro e das vitaminas.

6 alimentos para anemia

Maçã

maçã

A maçã é uma fruta versátil pois pode ser consumida natural, com a casca, ou em molhos, saladas e até sobremesas. Por ser rica em vitamina C, é uma grande aliada no combate à anemia. Isto porque a vitamina C ajuda a melhorar a absorção do ferro pelo organismo.

Ovos

ovos

Alimento cheio de proteínas, cada ovo contém, em média, 1 grama de ferro. As formas mais saudáveis de o consumir são as omeletes com legumes e cozidos. Tem ainda a vantagem de poder ser usado em qualquer refeição, principalmente ao pequeno-almoço.

Carne vermelha

carnes

Qualquer carne animal é um ótimo alimento para a anemia, pois estas proteínas contêm altas doses de ferro. Entretanto, a carne vermelha possui valores ainda mais significativos. Pedaços como o fígado, os rins e o coração podem conter 600% da necessidade diária de ferro do ser humano. Além disso, a carne vermelha também apresenta uma generosa dose de vitamina B12.

Espinafres

espinafre

A lista de alimentos para anemia não seria completa sem eles. Os espinafres, além de saborosos contém vitaminas A, B9, E, C, ferro, fibras e betacaroteno. Uma chávena de espinafres cozidos possui 20% da necessidade diária de ferro do nosso organismo. Multifuncional, pode ser usado em saladas, quiches, lanches, como acompanhamento de carnes e em sopas.

Frutos secos

frutos secos

As oleaginosas são ricas em ferro e ótimos alimentos para anemia. Além de constituírem um snack rápido e saboroso, ainda colaboram para a suplementação de minerais e fibras do seu corpo.

Tomate

tomates

Abundantes em vitamina C e licopeno, os tomates ajudam a aumentar a absorção do ferro no organismo. Para que o seu consumo seja ainda mais eficaz, recomenda-se a ingestão de, pelo menos, 2 tomates crus por dia, junto de saladas e pratos de carne, frango ou peixe. Para os dias frios, há ainda a opção de fazer uma sopa de tomates.

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