Alimentos para celíacos: como escolher e 4 sugestões

Estima-se que 1 a 3% da população portuguesa seja celíaca, isto é, intolerante ao glúten. Conheça as melhores opções de alimentos para celíacos.

Alimentos para celíacos: como escolher e 4 sugestões
Saiba o quê e como escolher

Encontrar alimentos para celíacos, apesar de parecer um desafio, pode ser mais fácil do que pensa. Atualmente, o diagnóstico da doença celíaca é um procedimento mais comum. No entanto, acredita-se que exista um grande número de celíacos por diagnosticar, que consequentemente não recebem o tratamento adequado.

A maior ameaça associada à doença celíaca não tratada, assim como acontece noutros tipos de intolerâncias alimentares, é que esta pode causar problemas de saúde a longo prazo, como desnutrição, complicações do sistema imunitário, doenças neurológicas e até psiquiátricas. Os problemas podem aparecer ainda que a pessoa não apresente qualquer sintoma.

O melhor tratamento para a doença celíaca, que é crónica, é a correta seleção de alimentos para celíacos, que devem ser isentos de glúten.

Ao preparar uma dieta com alimentos para celíacos, convém pensar em ingredientes que também possuam propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que contribuam para a saúde do sistema digestivo. Por isso, alimentos probióticos, frutas e vegetais, por exemplo, são ótimas opções.

Em Portugal, existe a Associação Portuguesa para Celíacos, que fornece apoio nutricional, informação alimentar e promove encontros de pessoas celíacas em todo o país.

4 alimentos para celíacos que são aconselháveis para todos


Frutas e vegetais

fruits

As frutas e os vegetais são a opção número um para qualquer dieta saudável e são, naturalmente, isentos de glúten. Estes alimentos contêm os nutrientes, as fibras e os antioxidantes necessários para ajudar ao bom funcionamento do sistema digestivo e imunitário.

Proteínas magras

frango

Frango, peixe e ovos são boas opções de alimentos para celíacos. As proteínas magras contêm ómega 3 e minerais necessários para combater a desnutrição e a inflamação do organismo. No entanto, é necessário ter cuidado, pois, muitas vezes, ao longo do processo até chegar ao consumidor, as carnes e os ovos podem ser contaminados. Por isso, vale a pena dar preferência aos ingredientes orgânicos e atenção extra às informações das embalagens.

Gorduras saudáveis

abacate

Algumas das gorduras boas que estão na lista de alimentos para celíacos são: manteiga ghee, abacate, óleo de coco, azeite extra virgem e óleo de linhaça.

Sementes e frutos secos

nuts

Fontes de gordura boa, fibras, ómega 3 e minerais, a amêndoa, a noz, a linhaça, a chia, a semente de abóbora, a semente de girassol e a semente de sésamo são também boas opções de alimentos para celíacos.

Alimentos integrais

integrais

A lista de alimentos integrais adequados para celíacos pode variar de acordo com o fornecedor e com o grau de inflamação da pessoa que possui esta condição. Normalmente, a grande maioria dos alimentos feitos com farinha integral e com a indicação na embalagem de isenção de glúten podem ser consumidos sem grandes preocupações, como arroz selvagem e quinoa, por exemplo.

Algumas farinhas, como a farinha de coco, farinha de grão-de-bico e a farinha de amêndoas são, naturalmente, ingredientes sem glúten.

Veja também: