Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

6 alimentos para deixar de comer já

Pelo bem da sua saúde e da sua dieta pode riscar estes alimentos da lista de compras.

6 alimentos para deixar de comer já
Descubra quais os alimentos que deve deixar de comer

Nos dias que correm tudo parece fazer mal. De vez em quando lá surge um estudo ou notícia que diz que este ou aquele alimento é prejudicial para a saúde, mesmo que desde sempre tenha feito parte da nossa dieta. E com tanta informação pode parecer difícil saber que alimentos deve deixar de comer realmente.

A verdade é que há alimentos que definitivamente não são amigos nem da dieta nem da saúde. E o site Mother Nature Network compilou uma lista de alimentos que devem mesmo ser banidos das cozinhas. Saiba quais são.
 

6 alimentos que deve deixar de consumir


Margarina 

Dizem os autores do artigo que, ainda que a margarina seja tida como a opção mais saudável, quando comparada com a manteiga, na verdaade não é bem assim. Principalmente quando a escolha recai sobre a margarina que se vende em blocos, porque está carregadinha de gordura trans. Segundo a Clínica Mayo, dos Estados Unidos, quanto mais dura a margarina, mais gordura trans tem e essa gordura, por sua vez, aumenta o mau colesterol (colesterol LDL).

Se usar, opte por margarinas mais macias, vendidas usualmente em embalagens. Mas lembre-se que qualquer que seja a forma em que é vendida (blocos ou embalagem) a margarina é altamente processada, pelo que a escolha mais saudável será, por exemplo, azeite.



Cereais para crianças

São coloridos, vêm em diferentes formas e feitios e muito doces. E é aqui que o alarme dispara (sem surpresa, diga-se!). Em muitos casos, a proporção de açúcar nos cereais para crianças é de cerca de 50%. Estes cereais são verdadeiras bombas calóricas que nada de bom trazem para a saúde e dieta alimentar dos seus filhos. 



Adoçantes

Se é daqueles que substitui o açúcar pelo adoçante porque acha que é mais saudável e que o pode ajudar a perder peso, engana-se. Este é outros dos alimentos para deixar de comer já pois, ao contrário do que se podia pensar e, segundo alguns estudos mais recentes, os adoçantes podem mesmo fazer com que ganhe peso e aumentar os níveis de glicose no sangue. Isto deve-se ao facto de os substitutos do açúcar – como os adoçantes – poderem contribuir para uma alteração na forma como o organismo parte e absorve a glucose.



Alimentos enlatados

Aqui não serão todos, mas talvez queira pensar duas vezes antes de consumir produtos enlatados. Alguns destes alimentos contêm um químico prejudicial para o sistema hormonal, o bisfenol A ou BPA que, mesmo em pequenas quantidades, pode causar vários problemas de saúde como infertilidade, diabetes ou mesmo cancro da mama.
 


Soja

Surpreendido? Pois bem, a probabilidade da soja ser geneticamente modificada (os famosos transgénicos) é muito elevada. Os produtos transgênicos não são benéficos para a suade e estão associados ao desenvolvimento de certos tipos de cancro. Por isso, se quiser evitar este tipo de produtos é melhor cortar da sua alimentação a soja e os produtos que dela derivam (como leite de soja, óleo de soja, farinha de soja, etc.).
 


Carnes processadas

Falamos de presunto, bacon, salsichas, fiambre, etc. Além de estarem bastante gordos, dizem alguns estudos que o consumo excessivo destes alimentos pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, cancro e ainda aumentam as probabilidades de morte prematura, sendo sem dúvida alimentos para deixar de comer com frequência. 



Outros alimentos “maus da fita”

Peixe-espada, tubarão, hambúrgueres industrializados ou refrigerantes são outros dos alimentos que constam da lista do site Mother Nature Network.

Haverá quem concorde e até decida deixar de consumir estes alimentos e haverá quem discorde e ache que são apenas tendências passageiras. Mas, independentemente da sua posição, aqui fica a dica. 

Veja também: