5 alimentos para desintoxicar o corpo depois das férias

Os dias de descanso ao sol revelam-se, muitas vezes, trabalhosos para o nosso corpo. Conheça cinco alimentos que o vão ajudar a desintoxicar o organismo.

5 alimentos para desintoxicar o corpo depois das férias
Descubra cinco alimentos depurativos a incluir na sua dieta

Da cerveja ao pôr-do-sol à bola de berlim na praia, as tentações durante as férias de Verão são muitas e, após o regresso a casa, é natural que sinta o corpo menos leve e a precisar de adoptar uma rotina saudável.

Para dar esse salto, a melhor forma é começar por desintoxicar o corpo por completo, ou seja, eliminar as toxinas que se têm vindo a acumular no seu organismo. Não queremos com isto dizer que deve adoptar uma dieta somente à base de sumos detox mas, sim, que tire proveito de alimentos depurativos que só trarão benefícios à sua saúde.

Criámos uma lista de cinco alimentos que o podem ajudar a desintoxicar o organismo e sugerimos formas simples e deliciosas de os preparar.

5 alimentos para desintoxicar o organismo

1. Maçã

desintoxicar

Há um velho ditado na língua de Sua Majestade que glorifica esta fruta e bem: “an apple a day keeps the doctor away” (uma maçã por dia mantém o médico afastado). Rica em vitaminas e pectina, uma fibra solúvel que actua na redução do colesterol e combate a prisão de ventre, a maçã favorece a purificação do corpo e ajuda na prevenção de doenças. É, por isso, um alimento a manter por perto.

Sumo Detox Verde, A Ginger Alice

Ingredientes

1 Maçã Verde
2 Kiwis
1 Pepino
1 Lima
1 Colher de chá de chia

Preparação

1. Descascar a maçã, os kiwis, o pepino e a lima, cortar tudo em pequenos pedaços e colocar na liquidificadora. Adicionar as sementes de chia.

2. Alcachofra

desintoxicar

A alcachofra é um alimento que, embora característico do Mediterrâneo, não se encontra na típica mesa portuguesa. Porém, os tempos mudam. Este vegetal, rico em vitaminas (C e K), antioxidantes, fibras e minerais, é um diurético natural de grande benefício para o estômago. Seja em chá, sopas ou saladas, a alcachofra deve começar a fazer parte das suas refeições.

Salada escura, Centro Vegetariano

Ingredientes

250g de couve-roxa
250g de beterraba
200g de cogumelos
2 ramos de aipo
2 alcachofras
100g de azeitonas pretas
2 colheres de sopa de azeite
2 limões (sumo)
sal q.b

Preparação

1. Cortar os cogumelos em lâminas e regá-los com parte do sumo de limão. Escaldá-los durante 5 minutos.
2. Lavar as alcachofras e eliminar as folhas exteriores, o talo e as pontas, deixar a parte mais macia e cortar em lâminas finas, regar com um pouco de sumo de limão.
3. Cozer a beterraba com os talos até estar macia, deixar arrefecer e pela-a, retirar os talos e cortá-la em rodelas.
4. Lavar a couve-roxa e cortá-la finamente.
5. Dispôr os ingredientes numa taça, juntar as azeitonas e temperar com o resto do sumo de limão, o azeite e o sal.

Veja também quais os benefícios do chá de alcachofra.

3. Beterraba

desintoxicar

Com um sabor único a terra e de cor chamativa, a beterraba é um vegetal a incluir na sua dieta, em especial se pratica desporto e procura desintoxicar o organismo. Rica em vitaminas (A, B1, B2, B5 e C) e inúmeros minerais, como o ferro e o potássio, é uma excelente aliada na purificação do sangue, da pele e do fígado.

Sumo de beterraba, Vaqueiro

Ingredientes (para 4 pessoas)

100 g de beterraba cozida
3 Laranjas
1 Limão
1 Maçã Granny Smith
Hortelã
Água gelada
Açúcar

Preparação

1. Cortar a beterraba em cubos e deitá-la no copo liquidificador. Juntar o sumo das laranjas e do limão.
2. Descascar a maçã, tirar os caroços, picar em pedaços e deitar também no copo.
3. Juntar 4 a 5 folhas de hortelã e triturar tudo muito bem.
4. Adicionar água gelada até o sumo ter a consistência que pretender e adoce a gosto com açúcar.
5. Dividir o sumo pelos copos e sirva enfeitados com um pé de hortelã.

4. Abacate

desintoxicar

Esta fruta de origem mexicana está cada vez mais presente nos nossos menus e isso não se deve somente à sua cor e frescura. O abacate contém proteínas, hidratos de carbono, vitaminas e minerais, como o magnésio e o ferro, que o tornam altamente benéfico para o nosso organismo. Incluído numa dieta equilibrada, irá, com certeza, ajudá-lo no combate à prisão de ventre e zelar pela sua saúde digestiva.

Sumo de abacate, lima e mel, Marmita

Ingredientes

1/2 Abacate
1 litro de água ou gelo
1 colher de sopa de mel
Sumo de uma lima
Manjericão grego

Preparação

1. Cortar o abacate ao meio e colocar metade na liquidificadora, com a colher de mel e o sumo da lima, as folhas de manjericão a gosto, deitar o gelo ou a água aos poucos até atingir a textura que mais gostam, eu gosto tipo néctar.

5. Manjericão

desintoxicar

Esta erva aromática oriunda da Índia e bastante utilizada na cozinha Mediterrânica acelera o metabolismo e tem propriedades antioxidantes, pelo que é uma excelente adição aos seus pratos e, até, bebidas. Pode, quem sabe, comprar uma pequena planta de manjericão e mantê-la na janela da cozinha, para que o tenha sempre fresco.

Strawberry Basil Lime Coolers, Making Thyme for Health

Ingredientes

Água
Água com gás
8 morangos
8 folhas de majericão cortadas
2 limas
Gelo

Preparação

1. Numa jarra, adicionar os morangos e o manjericão à água. Espremer o sumo de uma lima e cortar a outra às rodelas, adicionando-as à mistura.
2. Deixar a fruta na água durante, pelo menos, 8 horas (quanto mais tempo, mais forte será o sabor).
3. Adicionar a água com gás e deixar repousar durante duas horas.
4. Servir com gelo.

Adoptar uma rotina saudável

Para regressar com energia à agitação do quotidiano, mantenha estes cinco alimentos por perto e lembre-se: a receita para uma vida equilibrada e livre de toxinas jaz na ingestão de muita água, frutas e legumes, equilibrando o consumo dos diversos grupos de nutrientes, e não esquecendo o exercício físico. Evite o álcool, o tabaco e os alimentos processados.

Veja também:

Isadora Freitas Isadora Freitas

Isadora Freitas é licenciada em Jornalismo e tirou o Mestrado Europeu em Direitos Humanos. Encontra-se atualmente no Camboja, onde ensina Português a guias turísticos e procura explorar esse canto do Mundo. Gosta de ler, escrever, fazer teatro e é apaixonada por rádio e fotografia. É apreciadora de pequenas coisas e gosta de contribuir para as grandes