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5 alimentos para dormir melhor já hoje

Uma alimentação correta não é só fundamental para o bom funcionamento do organismo, mas também para descansar melhor. 

5 alimentos para dormir melhor já hoje
Saiba como dormir bem para viver melhor

Passa o dia a bocejar, mas chega a hora de dormir e dá voltas e voltas na cama e o sono não vem? Então, saiba que está entre os 30% da população mundial que tem dificuldade em dormir bem. Se este é o seu caso, vai gostar de conhecer o top 5 dos alimentos para dormir melhor.

O sono é essencial para regular a produção de hormonas, regenerar as nossas células, além de contribuir para o correto funcionamento do sistema imunológico. Por isso, uma noite mal dormida pode prejudicar a memória a curto prazo e diminuir o nosso estado de alerta e a capacidade de aprendizagem.


Quais as principais causas para dormir mal?

  • Diferença de fuso horário (jet lag)
  • Turnos de trabalho
  • Depressão, preocupação, ansiedade ou stress
  • Alegria ou excitação
  • Ingerir álcool, cafeína ou estimulantes na hora de dormir
  • Dormir em excesso durante o dia
  • Uso de medicamentos

O tempo médio recomendado de sono por noite, para um adulto, é de 7 a 8 horas. E, para ajudá-lo a dormir como um bebé, reunimos os 5 alimentos que não pode dispensar.


O Top 5 dos alimentos para dormir melhor


Leite e derivados

Lembra-se de quando era criança e a sua mãe lhe dava um copo de leite morno antes de dormir? Pode, e deve, continuar a seguir esse exemplo! Um copo de leite morno ajuda mesmo a ter uma noite mais tranquila. E tudo isto porque o leite é rico em triptofano, uma substância que ajuda a relaxar e, consequentemente a dormir melhor. O ideal é um copo 30 minutos antes de deitar. Os derivados do leite, como o queijo ou os iogurtes, preferencialmente magros, por terem uma menor percentagem de gordura, também são ricos em triptofano, o que fazem destes alguns dos alimentos para dormir melhor.


Mel

Um docinho antes de dormir sabe sempre bem, mas certifique-se de que ingere o doce correto, como o mel! Este alimento faz aumentar o açúcar no sangue o que, por sua vez, pode reduzir a produção de orexina no cérebro - um neurotransmissor que recentemente tem sido associado a problemas de insónia. O ideal será juntar uma colher de mel a um copo de leite morno. 


Banana

A banana também tem um elevador teor em triptofano. Entre as suas vantagens, que nos levam a considerar este fruto como um dos alimentos para dormir melhor, conta-se a regularização dos níveis de serotonina no cérebro, o que ajuda a melhorar o humor e a diminuir a intensidade da atividade cerebral. 


Frutos secos

Como sobremesa ou como um snack após o jantar, os frutos secos, principalmente as nozes, as amêndoas e os pistácios, também são um bom exemplo para uma noite descansada, por serem ricos em magnésio e gorduras ómega 3 e ómega 6. Mas tenha cuidado com as quantidades, pois os frutos secos são altamente calóricos. O ideal é ingerir uma pequena porção, entre 3 a 4 unidades, para se sentir saciado.
 

Couve

Não é novidade que os legumes são imprescindíveis para um regime alimentar equilibrado, mas sabia que também ajudam a ter uma boa noite de sono? Graças ao magnésio presente na sua constituição, a couve ajuda a relaxar os músculos. 

Esperamos que esta pequena lista faça uma grande diferença no seu sono, já a partir de hoje. Bom apetite e… boa noite!

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