Quais os melhores alimentos para prevenir Alzheimer?

A alimentação é essencial para a prevenção de doenças. O Alzheimer não é exceção. Descubra os melhores alimentos para prevenir Alzheimer.

Quais os melhores alimentos para prevenir Alzheimer?
A doença de demência mais comum em todo o mundo

A doença de Alzheimer consiste num tipo de demência que leva a uma progressiva deterioração das funções cognitivas do paciente. Infelizmente, não existe cura para este problema. É possível tentar controlar o seu desenvolvimento através do recurso a medicação e terapia. Mas mais vale prevenir do que remediar e, entre outras coisas, há alimentos para prevenir Alzheimer.

Alimentos para prevenir Alzheimer

Memória, atenção, pensamento, expressão verbal e concentração são algumas das capacidades que vão sendo progressivamente afetadas na doença de Alzheimer.

Existe algumas formas de prevenir a doença: hábitos de exercício, atividades que estimulem o cérebro…e alimentação! Vamos conhecer alimentos para prevenir Alzheimer.

Dieta mediterrânica

A dieta mediterrânica (a que, por norma, os portugueses seguem) é uma boa abordagem face à prevenção da doença de Alzheimer. Foram realizados alguns estudos que comprovam a possibilidade de diminuir em 53% o aparecimento da doença nas pessoas que sigam esta dieta à risca.

Grupos de alimentos saudáveis para o cérebro

Existem dez grupos de alimentos para prevenir Alzheimer:

  • Vegetais de folha verde;
  • Outros vegetais;
  • Frutos secos;
  • Feijões;
  • Frutos vermelhos;
  • Cereais;
  • Peixe;
  • Frango;
  • Azeite;
  • Vinho.

Aposte no consumo diário destes grupos de alimentos para prevenir o aparecimento desta forma de demência.

Proteínas

As proteínas são um alimento muito importante na prevenção de doenças neurológicas. Consuma carnes brancas duas vezes por semana e peixe pelo menos uma vez por semana. Porque não apostar num chili de peru, combinando os benefícios do feijão com as carnes brancas? Ricas em proteínas e baixas em gorduras, estes alimentos são um verdadeiro manjar para o seu cérebro.

Vegetais

Salada, vegetais assados ou cozidos… A escolha é sua desde que insira estes alimentos na sua dieta diariamente! Destaque para os espinafres e espargos, especialmente benéficos para a saúde mental.

Frutos secos e frutos vermelhos

Aqui estão excelentes alimentos para prevenir Alzheimer e que podem constituir uma ótima alternativa de snack para comer entre refeições. Além de serem muito saborosos, os frutos secos e os frutos vermelhos contribuem para manter o cérebro em altos níveis de funcionamento.

Vinho

Vinho? É mesmo assim? Exatamente, leu bem. Foi cientificamente provado que o vinho melhor a saúde do cérebro e ajuda a prevenir o aparecimento da doença de Alzheimer. Claro está que as doses devem ser regradas. Não ultrapasse um copo de vinho por dia no caso de ser mulher e dois copos no caso de ser homem.

Azeite

O azeite deverá ser a sua gordura de eleição. Além de dar um sabor especial aos alimentos, já foi provado que melhora o funcionamento do cérebro.

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