PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

O top 5 dos alimentos que combatem o cancro

Conheça alguns dos alimentos que, pelas suas propriedades, podem auxiliar o combate ao cancro. 
 

O top 5 dos alimentos que combatem o cancro
Saiba quais são e o que cada um deles faz

Sabia que há alimentos que combatem o cancro? Aquilo que come tem um impacto notório na sua saúde. O assunto é, cada vez mais, uma preocupação para cada vez mais pessoas. E por muito que não se queira (ou não se goste de) falar do assunto, a verdade é que o cancro é uma das grandes preocupações atuais. 

Ainda que os investigadores continuem focados em encontrar uma cura e tratamentos para este mal, muitos começam a focar as suas atenções em reduzir os riscos de sofrer de cancro. É aqui, dizem muitos destes especialistas, que a alimentação pode ter um papel fulcral.


Alimentos que combatem o cancro: alguns exemplos

A Sociedade Americana do Cancro estima mesmo que um terço das mortes causadas pelo cancro estão diretamente relacionadas com fatores associados ao estilo de vida dos dias de hoje, sendo um deles a alimentação que – em muitos casos – é parca em alimentos benéficos para a saúde e bom funcionamento do organismo, como é o caso das frutas, legumes e vegetais.  

De seguida, deixamos-lhe uma lista de alimentos que podem ajudar a reduzir o risco de sofrer da doença:


Alho, cebola, cebolinho ou alho francês

São todos da mesma família e todos contêm selénio e sulfetos alílicos que têm propriedades inibidoras do cancro e bactericidas. 

 

Tomate

Não só podem ser usados numa imensidão de pratos, como ainda podem ajudar a prevenir vários tipos de cancro. Tudo porque contêm elevados níveis de licopeno, um poderoso antioxidante que ajuda a reduzir a alteração das células que podem originar cancro.

 

Frutos cítricos

Falamos de laranjas, limões, tangerinas, toranjas e outros frutos cítricos. Todos eles contêm limonóides e terpenos, que ajudam a produzir enzimas anti-cancro. Isto para não falar do facto de todos serem ricos em vitamina C e atuarem como poderosos antioxidantes.

 

Morangos, framboesas, cerejas e amoras

Além de deliciosos, são altamente benéficos. Tudo porque são das fontes mais ricas de compostos antioxidantes, como as antocianinas, que além de darem as cores magníficas a estes frutos ainda ajudam a prevenir o cancro.

 

Brócolos, couve-flor ou couve

Integram a família dos chamados vegetais crucíferos. Graças à presença dos sulforafanos (compostos que contêm enxofre), que segundo vários estudos ajudam a aumentar a capacidade do organismo de combater o cancro e ainda de eliminar as substâncias e células consideradas cancerígenas.
 


Olhe pela sua saúde!

Ainda que estes alimentos sejam benéficos para a sua saúde e possam até ajudar a combater várias doenças (entre elas o cancro), isso não significa que sejam a solução para todos os males. Uma boa dieta alimentar nunca fez mal a ninguém, mas não dispensa a atenção médica, descanso q.b e, claro, exercício físico na persecussão de uma vida mais saudável. 

Veja também: