PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

5 alimentos que pioram a ansiedade

São deliciosos, estimulantes até, mas serão mesmo necessários? Fazem-nos bem? Descubra os alimentos que pioram a ansiedade e cujo consumo deve controlar.

5 alimentos que pioram a ansiedade
Descubra quais são e reduza o seu consumo

Coisas para fazer, sítios para ir, listas para cumprir, a casa para arrumar, o jantar para preparar… São vários os motivos que despoletam a ansiedade e tornam-no numa pessoa mais preocupada e menos relaxada na vida. A pensar nisso, descobrimos os 5 alimentos que pioram a ansiedade. Deverá aprender controlar o seu consumo e, paralelamente, encontrar formas de reduzir os níveis de stress, com algumas técnicas de relaxamento, como uma caminhada ao fim do dia, por exemplo. 

Algumas reações físicas provocadas pela ansiedade encontram-se relacionadas com a ingestão excessiva de determinados alimentos. Muitas pessoas em momentos de desequilíbrio psicológico procuram refúgio em determinados alimentos, muitas vezes de forma exagerada. O problema não está só em alguns quilos a mais na balança, pelo consumo de calorias acima do recomendado, mas também no seu nível de ansiedade. O nosso conselho é que reduza o consumo destes alimentos que pioram a ansiedade.
 

5 alimentos que pioram a ansiedade


Café 

café

Esta substância atua diretamente no nosso estado de espírito, porque a cafeína induz sintomas no corpo idênticos ao de uma crise de ansiedade comum, nomeadamente insónias, dores de cabeça, irritação, náuseas e tremores. Além disso, a cafeína atua também no sistema nervoso central, por isso, é recomendada a sua ingestão, bem como de determinados chás, como o mate e o verde, em quantidades controladas. 
 


Álcool

álcool

Muitas pessoas acham que sair para um bar e beber um copo pode ajudar a relaxar, mas na verdade o que ocorre é exatamente o contrário. As bebidas alcoólicas causam uma falsa sensação de prazer, pois fornecem euforias passageiras e logo em seguida chega a sensação de ansiedade. Isto acontece pela presença do etanol na sua composição, o que inibe a ação de cálcio nos neurónios e desregula o funcionamento do sistema nervoso culminando na ansiedade.
 


Gorduras saturadas 

carne

Estes lipídios, além de terem uma reação semelhante ao açúcar quando ativam os centros de prazer no cérebro, costumam causar diversas inflamações, o que interfere com o nosso humor. Isto acontece porque com o seu consumo excessivo é libertada uma quantidade considerável de cortisol, uma hormona diretamente relacionada com os níveis de stress. Alguns dos alimentos que pioram a ansiedade são os de origem animal, como carnes, laticínios ou ovos. 
 


Carboidratos refinados

pão branco

Carboidratos refinados, provenientes de pães, massas, doces e bolos, aumentam rapidamente o nível de açúcar no sangue. Essas alterações propiciam um prazer imediato, para, em seguida, entrarem para a lista de alimentos que pioram a ansiedade. Controle o seu consumo também por uma questão de saúde generalizada. 

Estes alimentos são um típico falso amigo da pessoa com ansiedade: ocorre um pico de satisfação após a sua ingestão, mas é um sentimento temporário, rapidamente substituído pela ansiedade, principalmente em pessoas mais propensas a esses sentimentos. Por isso, tenha cuidado com alimentos brancos – é esta a cor que indica o processo de refinamento, como é o caso de alimentos fabricados com farinha de trigo branca, como pães, bolos e massas, do arroz branco e do açúcar comum, presente na maior parte dos doces.
 


Industrializados 

açúcar

Não é novidade que os alimentos industrializados não possuem tantos benefícios para a saúde, para não afirmar mesmo nenhuns, dado que possuem na sua composição corantes, conservantes e adoçantes tóxicos para o nosso organismo. Esta mistura explosiva faz com que haja um aumento na produção de cortisol.

Nunca é demais relembrar que o segredo para uma vida equilibrada, a todos os níveis, assenta na prática de um regime alimentar equilibrado. Neste caso, não queremos que deixe de consumir nada do que gosta. No entanto, dado que há alimentos que pioram a ansiedade, o nosso conselho é que controle o respetivo consumo. 

Veja também: