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5 alimentos ricos em ferro

Descubra 5 alimentos ricos em ferro e invista na súde do seu organismo.

5 alimentos ricos em ferro
Pelo bem da sua saúde

O ferro é um elemento essencial ao nosso bem estar e à saúde do nosso corpo. Sem ele, sentimo-no sem energia, cansados e podemos até entrar num estado de anemia.

De acordo com a fase da nossa vida e de acordo com o nosso género, temos diferentes necessidades diárias de ingestão de ferro:

  • Crianças (1-10 anos): 10 mg
  • Homens: 10 mg
  • Mulheres em fase pré-menopausa: 13 mg
  • Mulheres em fase pós-menopausa: 10 mg
  • Grávidas: 30 mg
  • Lactentes: 15 mg

Face a esta necessidade, existem uma série de alimentos ricos em ferro que nos podem ajudar a aumentar os nossos valores de ferro no sangue e assim contribuir para uma melhoria da nossa saúde.


5 alimentos ricos em ferro

 

Tofu

tofu

Muito utilizado na cozinha vegetariana, o tofu surgiu na China e é um dos alimentos ricos em ferro. Com uma textura semelhante ao queijo fresco, o tofu é muito versátil na cozinha, pois ganha qualquer sabor que queiramos.

Em cada 100 gr de tofu encontramos 5 mg de ferro! Pode comer o tofu cru, frito, cozido, assado...as opções são inúmeras.

 

Bróculos

broculo
 

Assim como os bróculos, também os espinafres, rúcula e outros vegetais de flha verde são alimentos ricos em ferro. Como vantagem acrescida têm o facto de serem ricos em vitamina A e conterem substâncias antioxidantes.

Inclua bróculos ou outros destes vegetais na sua dieta diária e verá os resultados a aparecer.

 

Beterraba

beterraba
 
 

Sabia que em cada 100 gr, a beterraba tem quase 3 mg de ferro? Pois é, isto faz dela uma excelente opção no que toca a alimentos ricos em ferro.

Apesar de nem toda a gente apreciar o sabor da beterraba, existem formas de a tornar mais subtil. A sopa é uma das opções, pois o seu sabor torna-se mais suave.

 

Carnes vermelhas

carne vermelha

Se é verdade que as indicações gerais são para diminuir a ingestão de carnes vermelhas, também é verdade que nem só coisas negativas tem esta carne!

Além de ser uma excelente fonte de vitamina B12 e B6, em cada 100 gr de carne vermelha, 3 mg são de ferro.

Não abuse deste alimento e prefira consumi-lo grelhado, mas de vez em quando dê-se ao luxo de a comer, os seus níveis de ferro vão agradecer.

 

Fígado

figado

Este será um dos alimentos que menos agradará às pessoas, pois tem um sabor muito forte e peculiar. Mas a verdade é que em cada 100 gr de carne de fígado, 5 mg são de ferro, o que faz dele um dos alimentos mais ricos em ferro. Experimente, por exemplo, numa cebolada!

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