Alimentos ricos em hidratos de carbono: saiba escolher

Os alimentos ricos em hidratos de carbono não precisam ser vistos como inimigos. Há alguns que são essenciais para que o nosso corpo tenha a energia necessária para o dia a dia.

Alimentos ricos em hidratos de carbono: saiba escolher
Não passe ao lado desta fonte de energia

Os hidratos de carbono constituem um grupo de macro nutrientes que é essencial ao nosso organismo. Porque? Porque são eles que nos fornecem, naturalmente, a energia que necessitamos para as tarefas do dia a dia. Há alimentos ricos em hidratos de carbono que “puxam a carroça” do nosso corpo e dão-nos a vitalidade para conseguir executar as mais diversas atividades diárias.

Sabia que existem dois tipos de hidratos de carbono? Os simples e os complexos. Os simples são aqueles que devemos evitar, pois além de serem de absorção rápida, transformam-se imediatamente em açúcar e não aportam valor nutricional para o organismo. Exemplos disso são os doces, os refinados, os produtos de pastelaria e os refrigerantes.

Já os alimentos ricos em hidratos de carbono complexos podem e devem ser inseridos na nossa dieta alimentar diária, pois para além de nos darem a sensação de saciedade por mais tempo - são de absorção lenta - contribuem para um aumento de energia no organismo.

Conheça a nossa lista de alimentos ricos em hidratos de carbono e saiba tudo o que deve privilegiar ou evitar.
 

Alimentos ricos em hidratos de carbono: saiba escolher


Pão


Quando pensamos em pão, pensamos imediatamente no quão proibitivo este alimento é nas dietas de perda de peso. No entanto, temos boas novidades para si: o pão é um dos ingredientes ricos em hidratos de carbono complexos e pode, por isso, ser incluído no cardápio alimentar.

Opte por versões com farinhas integrais e reserve o seu consumo para o início do dia, altura em que o seu organismo necessita de mais energia.

 

Massa


A massa encontra-se na mesma lógica do pão e não tem de ser eliminada da sua dieta. Ingira pequenas porções deste alimento e dê preferência às massas integrais. Utilize como referência, por exemplo, um prato de sobremesa.

 

Arroz


 

O arroz tem presença enraizada na nossa cultura e não necessita de o eliminar do seu regime alimentar. As utilizações são inúmeras e os benefícios também estão à vista - duas colheres de sopa de arroz, durante as refeições principais, não lhe vão fazer mal e trazem muita energia.

 

Milho e trigo


 

Estes são os cereais “reis” utilizados na confeção dos nossos alimentos. Seja o seu consumo feito através dos cereais para o pequeno almoço ou em farinhas, fique certo: basta escolher sem culpa. Estes alimentos ricos em hidratos de carbono complexos vão ajudá-lo a ganhar vitalidade ao longo do dia.

 

Aveia e Quinoa



Muito utilizados por vegetarianos, e também por atletas e desportistas, estes cereais são excelentes aliados na reposição de energia. As aveias podem ser consumidas ao natural, misturadas com leite ou iogurte ou até nas famosas papas - que têm conquistado o universo fitness. Já a quinoa pode ser cozida, assada ou reduzida a puré. Relaxe e deixe-se levar pela imaginação!
 


Na hora da escolha, o que evitar?


Doces e produtos de pastelaria

Bem vindo ao mundo dos alimentos ricos em hidratos de carbono simples. É destes que deve fugir! Para além de não lhe garantirem uma sensação de saciedade por muito tempo (pois são de rápida absorção), eles vão transformar-se, inevitavelmente, em gordura. Doces? Batatas fritas? Fritos? Feche os olhos e reserve o consumo destes alimentos para ocasiões pontuais. Pense positivo: na altura, até vão saber melhor.

Veja também: