PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Conheça 6 alimentos ricos em proteína

Conheça alguns dos alimentos ricos em proteína que podem contribuir para uma melhoria do seu bem estar.

Conheça 6 alimentos ricos em proteína
Para que os seus músculos lhe agradeçam

A proteína é um elemento essencial para o bem estar do nosso organismo. Além de ser um excelente aliado na perda de peso e na promoção de um estilo de vida saúdável, as proteínas têm grande responsabilidade na construção e manutenção do músculo.

A Dose Diária Recomendada de ingestão de proteína é de 0,8 gramas por cada quilo de peso corporal. Isto aplica-se em adultos com vida relativamente sedentária. Nos casos dos bebés e das crianças, o valor duplica ou triplica.

Existem uma série de alimentos ricos em proteína que auxiliam na obtenção da dose diária recomendada e que, além disso, vão contribuir para uma alimentação balanceada e nutritiva.


6 alimentos ricos em proteína


Frango

frango

O frango é sempre uma excelente opção, não só pelos seus excelentes níveis de proteína, mas porque integram o leque de opções para uma dieta equilibrada e rica em oas propriedades.

Introduzida frango na sua dieta semanal, pelo menos umas três vezes, e opte por cozinhá-lo a vapor, cozido ou grelhado. Evite os fritos e, claro está, os molhos.

 

Ovo

ovo

O ovo é outro exemplo de alguns dos alimentos ricos em proteína. Além de conterem muita vitamina B12, responsável pela redução dos níveis de gordura, a proteína é dos elementos rei neste alimento.

No entanto, deve consumi-lo sobretudo cozido para que o colesterol não acabe por pagar a fatura, sobretudo a gema, com a qual deve ter especial cuidado.

 

Salmão

salmao

O salmão é dos peixes mais ricos em gorduras saudáveis que pode comer. Ele é também um dos alimentos mais ricos em proteína, atingindo 21,62g de proteína em cada 100gr de alimento.

Além disso, é muito rico em ómega 3, responsável pela recuperação muscular. Opte por uma boa posta de salmão após um bom treino no ginásio.

 

Tofu

tofu

Com 8,1gr der proteína em cada 100gr de tofu, o tofu é outro dos alimentos ricos em proteína. Muito utilizado na dieta vegetariana, ele não é exclusivo da mesma.

Arrisque nos sabores e faça diferentes esperiências com diferentes especiarias - a vantagem do tofu é que ele ganha o sabor que quisermos que ele ganhe!

 

Manteiga de amendoim

amendoim

Muito apreciada junto dos desportistas e atletas, a manteiga de amendoim é um excelente aliado quando falamos do consumo de alimentos ricos em proteína.

No entanto, tenha cuidado: não consuma mais de duas colheres de sopa por dia e evite as versões processadas e com conservantes.

 

Frutos secos

frutos

Os frutos secos são outra das melhores opções de snacks saudáveis. Além disso, vai estar a aumentar os seus níveis de proteína! Opte sempre por frutos secos sem sal, ou seja, na sua forma original e não abuse na quantidade... Apesar de muito saudáveis, eles têm um indíce calórico bastante elevado.

Veja também: