PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

7 alimentos ricos em zinco

Os alimentos ricos em zinco são importantes para o nosso organismo.

7 alimentos ricos em zinco
Conheça melhor este mineral

O zinco é um mineral que se encontra no nosso fígado e pâncreas e é essencial para a síntese de algumas enzimas do organismo. Daí a importância de conhecermos os alimentos ricos em zinco.

Com um papel fundamental na nutrição, pois dele depende a absorção ou não dos açúcares dos alimentos, o zinco é eliminado pelo nosso intestino.

Quando o nosso organismo apresenta baixos níveis de zinco, surgem alguns destes sintomas:

  • Crescimento irregular
  • Depressão
  • Fadiga
  • Problemas de memória
  • Perda de peso
  • Falta de apetite
  • Unhas e cabelo fracos
  • Dificuldade em cicatrizar
  • Acne

No entanto, como em tudo, é necessário haver um equilíbrio, pois o excesso de zinco pode também causar debilidades no nosso sistema imunitário e pode alterar os níveis do colesterol bom.
 

7 alimentos ricos em zinco

Uma das formas de aumentar os níveis de zinco no organismo passa por ingerir alimentos que sejam ricos neste mineral. Conheça alguns deles.
 

Ostras

ostra

Este apreciado aperitivo do mar é um dos alimentos ricos em zinco. Se é daquelas pessoas que aprecia um bom prato de ostras, agora já tem mais um motivo para o fazer!

 

Bife de vaca

vaca

Sabia que em cada 100 g de bife, 4,3 a 6,8 mg são de zinco? Prefira o bife cozinhado ao vapor, grelhado ou cozido, para que estes níveis não fiquem alterados e para não comprometer também a sua saúde.

 

Peru

peru

A carne de peru é outra das soluções se quer aumentar os níveis de zinco do organismo. Em cada  100 g de carne, 3,5 mg são de zinco.

 

Feijão

feijao

O feijão é outra das soluções indicadas para aumentar os níveis de zinco. Cada chávena de chá de feijão contém entre 1 a 3mg de zinco.

Aproveite os seus múltiplos fins e faça uma boa sopa, um arroz malandro de feijão ou até mesmo uma feijoada!

 

Espinafre

espinafre

Os espinafres entram também para a tabela dos alimentos ricos em zinco. 100 g deste legume fornecem 0,53 mg de zinco, pelo que, além dos benefícios já conhecidos dos espinafres, acresce ainda o aumento dos níveis de zinco!

 

Camarão

camarao

Quem não aprecia uma boa pratada de camarões cozidos? Ou até mesmo uns camarões num arroz de marisco? Agora já o pode consumir sem culpas e com um argumento: para aumentar os níveis de zinco no organismo!

100 g de camarão contêm 1,34 mg deste mineral.

 

Sementes de linhaça

linjaça

As sementes de linhaça são uma rica fonte de zinco. Cada 100 g de sementes tem o equivalente a 5 mg de zinco. Além disso, são excelentes para regular o trânsito intestinal.

Veja também: