Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

5 alimentos tóxicos para o organismo

Mesmo sem saber pode estar a consumir alimentos tóxicos para o organismo. Conheça alguns deles. 
 

5 alimentos tóxicos para o organismo
Saiba o que anda a comer que o pode estar a prejudicar

Somos o que comemos. A frase é bem conhecida de todos e passa por recomendar uma boa alimentação. De facto, quando o assunto a nossa dieta, a recomendação imediata é que esta seja o mais saudável possível, mas a verdade é que este é um assunto mais delicado do que se possa pensar. É que mesmo sem se dar conta pode estar a consumir alimentos tóxicos para o seu organismo.

Sim, segundo os especialistas, há alguns alimentos que podem ser considerados tóxicos para o organismo. E alguns que são até consumidos com muita regularidade. Saiba quais são.
 

Alimentos tóxicos para o organismo: o top 5


Carnes processadas

Falamos de alimentos como: salsichas, bacon, enchidos, fiambre ou enlatados, por exemplo. Estas estiveram mesmo no centro da polémica recentemente, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um relatório que alertava para os perigos deste tipo de alimentos. Segundo o relatório divulgado pela OMS o consumo de carnes é “carcinogénico para humanos” e este tipo de alimentos foi mesmo incluído no mesmo grupo de substâncias cancerígenas (o chamado “grupo 1”, que inclui o tabaco, o amianto e os gases de escape emitidos pelos motores a gasóleo).

Diz o relatório que as carnes processadas são carnes salgadas, curadas, fermentadas, fumadas ou de alguma forma tratadas para realçar o seu sabor ou melhorar a sua conservação e sabe-se que estes tratamentos podem resultar na formação de compostos químicos cancerígenos. Mais, este tipo de alimentos contém altos teores de açúcar, gordura, sal, bem como aditivos para realçar o sabor e conservar as carnes, mas que podem acarretar perigos para a sua saúde.

 

Sumos de fruta e refrigerantes

Ainda que possam dizer que são saudáveis, é melhor ler bem os rótulos e pensar duas vezes. Os sumos de fruta artificiais contêm elevadas quantidades de açúcar e mesmo que possuam fruta natural, ao estarem fabricados há demasiado tempo acabam por perder valor nutricional. Pior ainda são os refrigerantes. Altamente calóricos e com elevados níveis de açúcar, são tudo menos nutricionais. E o seu consumo diário pode dar origem a problemas graves para a sua saúde (como excesso de peso ou diabetes, por exemplo). Se quiser mesmo um sumo de fruta que não seja prejudicial para a sua saúde, faça-o você mesmo. Preferencialmente na hora de o beber.

 

Corantes alimentares

Não há como negar, visualmente os corantes são atrativos. É graças a eles que se podem dar as cores mais vibrantes aos alimentos. Mas os seus benefícios terminam por aí. Algumas pesquisas associam mesmo o consumo de corante à hiperatividade, transtornos do sono ou cancro.  

 

Fast food

Este não é novidade. Todos conhecem os malefícios do consumo excessivo de fast food. De rico só tem os teores de sal, gorduras e calorias. E são vários os problemas de saúde que este tipo de alimentação pode provocar, desde obesidade, colesterol ou doenças cardiovasculares.

 

Pastelaria industrial

À semelhança da fast food, pode ter muito bom aspeto e saber lindamente, mas os seus benefícios são muito reduzidos. Os produtos de pastelaria industrial estão carregados de açúcares e gordura e o seu consumo excessivo e diário é tudo menos saudável.

 

Mas calma…

Com isto, não estamos a querer dizer que se comer estes alimentos vai sofrer obrigatoriamente de uma intoxicação ou outros problemas graves. Como sempre, e é isso que dizem os especialistas, o impacto negativo da toxicidade destes alimentos está obviamente relacionada com o consumo diário e excessivo destes alimentos e com uma alimentação pouco variada.

Assim, a recomendação que lhe deixamos é óbvia: faça uma alimentação saudável e equilibrada e permita-se a "pecar" de vez em quando.