Porque é importante alinhar a direção do carro

Alinhar a direção é muito importante, não só por ajudar na condução defensiva, mas também porque nos ajuda a poupar

Porque é importante alinhar a direção do carro
Descubra porque deve manter a sua em ordem

Poupe em média mais de 250€ por ano com o seu Seguro AutomóvelMais tarde ou mais cedo, vai acabar por sentir o carro a “puxar” para um lado, em vez de circular normalmente. Muitos condutores descartam isto, mas provavelmente estão a precisar de alinhar a direção.

O alinhamento traz várias vantagens que melhoram a experiência de condução de qualquer pessoa atrás do volante, mesmo em carros com idade de reforma.
 

O que é o alinhamento da direção?

Quando falamos no alinhamento da direção, falamos no ajuste devido de todas as rodas do carro, de modo a que fiquem paralelas umas às outras e perpendiculares ao chão, de modo a distribuir a pressão pelas quatro rodas de modo uniforme.

Quando a direção é alinhada, são verificadas as quatro rodas para que estejam em concordância e centra-se o volante, tudo de acordo com as especificações do fabricante. Centra-se também o volante. Tudo isto traz vantagens ao condutor.

 

4 vantagens do alinhamento da direção

 

1. Reduz o consumo de combustível

Alinhar a direção reduz o consumo de combustível, ao reduzir a resistência que os pneus têm ao rolar. Assim, é preciso um esforço menor por parte do motor, o que acaba por fazer com que não precise de estar sempre a gastar no combustível.

 

2. Reduz o desgaste dos pneus

Se os pneus não estiverem devidamente alinhados, estes vão acabar por desgastar mais rapidamente devido à irregularidade ao circular. Se os pneus de um lado estão sob maior pressão, desgastam mais rápido.

 

3. Torna-se mais fácil conduzir

Sem alinhar a direção, o carro começa a “puxar” para um lado, as vibrações aumentam e torna-se difícil manter o carro direito.  A vantagem não se baseia só na facilidade, mas também na redução dos riscos na estrada.

 

4. Permite uma melhor condução defensiva

Ao facilitar a condução, a direção alinhada dá mais espaço ao condutor para este tomar as devidas precauções na estrada e para ter cuidado com os outros condutores, em vez de se preocupar com o seu carro ir em direção à valeta.

 

Quando deve fazer o alinhamento?

Alinhar a direção deve ser considerado rotina no que toca a manutenção, devendo ser feito pelo menos uma vez todos os anos, ou sempre que o condutor sentir algum sintoma de que o carro está com a direção desalinhada. Estes sintomas incluem o “puxar”, o aumento de vibrações e o consumo excessivo de combustível.

Mesmo que não sinta sintomas, sempre que colocar pneus novos ou que fizer alguma coisa relacionada com a suspensão do carro, deve verificar o alinhamento da direção. Sempre é melhor que acabar por ter o carro na valeta.

Proteja o seu bolso e o seu carro. Simule um Seguro Auto personalizado.


Veja também: