AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Alojamento para estudantes: dicas essenciais e cuidados a ter

O ano letivo está aí e a procura por alojamento para estudantes intensifica-se. Saiba o que deve ter em conta na hora de escolher o seu.

Alojamento para estudantes: dicas essenciais e cuidados a ter
Guia para encontrar o alojamento ideal

O final do verão corresponde a uma maior procura de alojamento para estudantes. É necessário estar atento a algumas questões, para evitar chatices desnecessárias e gastos extra. Esclareça as suas dúvidas nas próximas linhas.

 

Que alternativas existem?

Existem, principalmente, duas grandes opções de alojamento para estudantes: as residências universitárias ou o aluger privado (de quarto ou apartamento). No caso das residências, esta é uma opção que se torna financeiramente atrativa, no entanto o número de vagas disponíveis costuma ser claramente inferior ao número de estudantes interessados. 
 

 

Quando deve começar a procurar um quarto?

Se decidir ficar num alojamento particular, a melhor época para procurar é no começo de cada semestre, ou seja, no final de agosto ou início de setembro e no final de janeiro ou início de fevereiro. O melhor alojamento perto da zona universitária é sempre alugado primeiro.
 

 

O que deve ter em conta antes de alugar um quarto/apartamento?

Para além de questões óbvias como a renda, é importante averiguar quais são os custos com a água e electricidade, Internet, se o quarto é mobilado, se a cozinha dispõe de microondas… A localização também é importante. Não se esqueça que um quarto ou apartamento mais afastado da Universidade pode ser aliciante em termos de preço mas acartará custos de transporte que pesam no valor final. 
 

 

O que considerar ao dividir um apartamento?

Há certos pormenores que contribuem para uma melhor convivência. O ideal seria, por exemplo, não ter de partilhar uma casa de banho com mais de 2 ou 3 pessoas ou possuir uma caixa de poupanças conjunta para resolver uma despesa inesperada. Prepare-se para visitar vários locais antes de encontrar ‘’o tal’’. É importante perceber se a área é segura, se os vizinhos são barulhentos, se o senhorio é flexível, se o imóvel possui problemas como infiltrações de água, fraco isolamento, etc. 

 

Onde pode procurar alojamento?

Se a hipótese de ficar em casa de familiares não se aplica ou está fora de questão, há alguns pontos de partida interessantes para procurar alojamento para estudantes: Também se encontram boas oportunidades em anúncios colocados em locais estratégicos como placards nos pólos universitários, centros comerciais, cafés ou papelarias em redor da zona universitária. 



Em suma, eis o essencial para encontrar o alojamento para estudantes ideal:

  • procurar e visitar com tempo (preferencialmente antes do ano letivo iniciar);
  • definir um orçamento e comprar preços;
  • clarificar despesas “escondidas” com o senhorio para evitar surpresas desagradáveis;

Agora está na altura de pôr mãos à obra e encontrar a solução ideal para o seu budget e necessidades. Boa sorte!

Valorize-se profissionalmente... Saiba como com o nosso Simulador de Emprego e Formação >>
Veja também: