Publicidade:

10 alternativas ao Instagram que vai querer conhecer

Conheça 10 alternativas ao Instagram que permitem editar, armazenar e partilhar fotografias de uma forma simples e eficaz.

10 alternativas ao Instagram que vai querer conhecer
Fique a conhecer 10 redes sociais alternativas ao Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais populares no que toca à partilha de fotografias e vídeo. É uma app gratuita que ficou muito popular sobretudo devido aos filtros para as imagens. Mas na sequência deste sucesso começaram a surgir muitas alternativas ao Instagram.

Muitos utilizadores estão a abandonar esta rede social por descontentamento com as definições de privacidade, ou porque simplesmente começaram a perder o interesse. Fique a conhecer outras opções.

Alternativas ao Instagram para editar e partilhar fotos


1. Flickr

Sendo sempre uma questão subjetiva, esta é provavelmente a melhor alternativa ao Instagram porque oferece muitas funcionalidades que não vai encontrar noutras plataformas e apps de fotografia e vídeo. Uma grande vantagem do Flickr é o armazenamento: tem 1TB gratuito sem ter de fazer qualquer tipo de subscrição. Pode editar fotografias e aplicar filtros. É compatível com iOS e Android.

2. Snapseed

Esta app pertence à Google e vai dar um toque de glamour e profissionalismo às suas fotografias. É a aplicação ideal para dispensar o uso de qualquer software no que toca à edição. É gratuita e está disponível para Android e iOS.

redes sociais

3. Pixlr

Mais uma aplicação que faz magia com as fotos, não sendo necessário ser um especialista no que toca à edição fotográfica. O que torna a Pixlr especial é o facto de editar as fotos em tempo real, ou seja, não precisa de tirar a fotografia para ver os efeitos. Enquanto está a apontar a câmara já pode ver uma pré-visualização. Tem ainda uma funcionalidade auto-fix, que permite corrigir a fotografia de forma automática. Depois, pode partilhar as fotografias nas redes sociais diretamente. É gratuita e está disponível para Android e iOS.

4. Camera360 Ultimate

Esta aplicação já conta com cerca de 400 milhões de utilizadores em todo o mundo. É uma app que sabe bem juntar o melhor de dois mundos: a edição de fotografia e a sua partilha. Tem mais de 200 funcionalidades de edição e também lhe dá acesso ao armazenamento de ficheiros. É gratuita e está disponível para Android e iOS.

5. Camera+

A Camera+ é uma app útil para profissionais e/ou amadores. É muito fácil de usar e permite transformar as fotografias em poucos passos e pouco tempo. Possibilita que se sincronize com a iCloud, o que significa que pode sempre editar as fotografias em qualquer dispositivo e a qualquer momento. Dá-lhe acesso a centenas de filtros. Custa 2,99 dólares e está disponível para iOS.

6. Hipstamatic Classic

É uma rede social muito popular, mais direcionada para fotógrafos, que tem o objetivo de partilhar o trabalho criativo elaborado em todo o mundo. Com esta app, qualquer fotografia é transformada rápida e facilmente numa obra-prima. É a aplicação ideal para ver o que de melhor se fotografa (e edita) em todo o globo. Custa 1,99 dólares e está disponível para iOS.

partilhar fotos

7. Snapchat

O Snapchat já é sobejamente conhecido pela comunidade portuguesa e também sabemos que não é exatamente aquilo que se pode esperar de quem procura alternativas ao Instagram. Mas a verdade é que o Snapchat não serve só para enviar fotografias a um número reduzido de pessoas. Pode criar também a “sua história” e partilhar fotografias com quem estiver interessado em segui-lo. Para além disso, pode ainda escrever ou desenhar nas fotografias.

8. Vine

Não pode partilhar fotografias, mas pode fazer pequenos vídeos de seis segundos. Aliás, o Vine tem vindo a ganhar bastante fama pela quantidade de vídeos hilariantes que diariamente conquistam a internet e os seguidores deste serviço. Se utilizava o Instagram para partilhar vídeos também, esta deverá ser uma alternativa a considerar.

9. Twitter

O Twitter não serve apenas para partilhar pequenos textos com um número limitado de caracteres. Pode também partilhar fotografias por esta rede social. E fique desde já a saber que também oferece um número bastante razoável de filtros e ferramentas de edição, tal como o Instagram.

10. Facebook

Apesar de termos deixado o Facebook para último, não podíamos deixar de fora aquela que pode mesmo ser a melhor alternativa ao Instagram. Isto porque com o Facebook tem a possibilidade de juntar as fotografias que costuma tirar a tudo aquilo que costuma fazer e que gosta de partilhar. Podem ser músicas, frases que o deixam a pensar, vídeos… Utilizando o Facebook para partilhar fotografias, junta tudo num só local.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.