4 alternativas aos pneus sobressalentes que deve conhecer

Hoje em dia, não faltam alternativas aos pneus sobressalentes. Saiba quais são e qual a sua eficácia.

4 alternativas aos pneus sobressalentes que deve conhecer
Descubra quais são as melhores alternativas

O bom estado dos pneus é essencial para garantir a sua segurança e a dos restantes passageiros em todas as viagens. Ao longo dos últimos anos, os fabricantes de automóveis optaram por incluir nos carros uma roda suplente (para ser usada em caso de furo ou outro acidente). Hoje em dia, contudo, existem alternativas aos pneus sobressalentes que deve ter em conta.

As alternativas aos pneus sobressalentes


Com a evolução tecnológica, a qualidade dos materiais que compõem os pneus é cada vez maior e os fabricantes têm cada vez menos necessidade de incluir um pneu sobressalente nos veículos que produzem. De acordo com alguns dados estatísticos, um condutor recorre, em média, ao pneu sobressalente uma vez a cada cinco anos.

Os fabricantes têm optado por retirar estas peças do pack de venda por diversos motivos:

Ainda assim, os fabricantes disponibilizam alternativas que ajudam a assegurar a sua segurança na estrada.

Pneu de emergência

Ao contrário do pneu sobressalente, esta roda é mais pequena e mais estreita do que um pneu convencional (ocupando menos espaço na bagageira do carro).

Assim sendo, esta peça oferece menos estabilidade ao veículo e deve ser usada apenas durante um tempo limitado. O pneu de emergência não deve ser utilizado a mais de 80 km/h e é necessária atenção redobrada nas travagens e nas curvas.

Kit de reparação

Atualmente, esta é a opção favorita das marcas de automóveis. O kit de reparação inclui um líquido vedante que é introduzido no pneu através de uma válvula e um compressor (que se liga ao isqueiro do carro), que permite voltar a encher o pneu em caso de furo.

Terminada a operação, deverá procurar a oficina de sua confiança para trocar o pneu remendado porque esta é apenas uma solução temporária. Assim que é usado o kit de reparação terá de comprar um novo (permite apenas uma utilização).

reparacao furo pneus

Mais alternativas aos pneus sobressalentes

Se quer poupar nas rodas sobressalentes e até no kit de reparação, existem mais alternativas no mercado que vão evitar paragens desnecessárias na berma da estrada para resolver qualquer tipo de furo.

Pneus Run Flat

Assim como os pneus de emergência, são mais pequenos e leves do que os pneus tradicionais. Hoje em dia, começam a ser uma opção para muitos condutores que querem evitar as paragens bruscas na berma da estrada.

Em caso de furo, estes pneus evitam o contacto das jantes com o piso da estrada (as paredes de borracha dos pneus são reforçadas) e permitem continuar a sua viagem (sem ter de parar) durante mais 80 quilómetros. Ainda assim, em caso de furo, não é aconselhável circular com estes pneus a uma velocidade superior a 80 km/h.

Pneus auto-selantes

Estes pneus têm uma camada de borracha líquida na parte interna da banda de rodagem que, em contacto com o ar (à conta de um furo) fica endurecida imediatamente, selando qualquer rasgo no pneu.

Ainda assim, esta opção não é a alternativa aos pneus sobressalentes mais eficaz porque não funciona se o furo ocorrer nas paredes laterais do pneu (de acordo com os últimos dados, esta tecnologia resolve apenas 80% dos furos).

Veja também: