Publicidade:

4 alternativas ao Google Drive que deve conhecer

O Google Drive assume-se como um serviço cloud bastante útil e de fácil utilização. Mas será o melhor? Conheça 4 boas alternativas ao Google Drive.

4 alternativas ao Google Drive que deve conhecer
Alternativas para quem precisa de imenso espaço

O Google Drive é um dos melhores serviços de armazenamento de ficheiros na cloud. Disponibilizado pela Google, esta plataforma permite um sem números de funcionalidades e, claro, tem as suas vantagens e desvantagens que devem ser consideradas na hora de escolher um serviço deste tipo. Mas há outros serviços que também se assumem como verdadeiras alternativas ao Google Drive. Ficou curioso?

4 boas alternativas ao Google Drive


google driveFonte: Google/Divulgação

1. Dropbox

A Dropbox é uma das primeiras referências que surgem sempre que se procuram alternativas ao Google Drive, uma vez que foi este serviço que fez com que o depósito de ficheiros na “nuvem” se tornasse um verdadeiro fenómeno.

A Dropbox cria uma pasta virtual no próprio computador para onde podem ser arrastados todos os ficheiros que o utilizador quiser, sendo estes imediatamente sincronizados com a cloud. Além disso, é compatível com imensos serviços oferecidos hoje em dia. Possui um plano grátis e aplicações para iOS, Android e outras plataformas.

2. OneDrive

Entre os serviços de cloud mais conhecidos e utilizados está ainda o OneDrive, oferecido pela Microsoft. O serviço está disponível para qualquer pessoa e oferece 5 GB de espaço grátis para guardar todo o tipo de ficheiros.

O serviço, tal como o Google Drive e a Dropbox, permite aceder aos ficheiros sem ser necessário ter acesso à internet. Para além disso, também está sincronizado com as aplicações do Office. Possui um plano grátis e aplicações para iOS, Android e outras plataformas.

3. Sync.com

O Sync.com também possui um plano de 5 GB disponíveis para quem não quer gastar dinheiro nestes serviços. Mas não é isso que faz com que o serviço seja bastante atraente para quem procura alternativas ao Google Drive.

É mesmo pela facilidade de utilização que oferece, permitindo partilhar ficheiros e até pastas inteiras com outros utilizadores. Para além disso, também encripta tudo o que lá é colocado, para proteger o utilizador, e possui aplicações para iOS, Android e outras plataformas.

4. Tresorit

É uma das melhores alternativas ao Google Drive, mas não tem a mesma fama que as restantes. Contudo, acaba por se destacar das demais numa questão em particular: a segurança.

A Tresorit oferece uma encriptação de nível militar para proteger todos os ficheiros que lá habitam – é tão seguro que a própria companhia oferece 50 mil dólares de recompensa a quem conseguir penetrar nas defesas do serviço. Infelizmente, não é de graça: custa a partir de 10€ por mês. Tem aplicações para iOS, Android e outras plataformas.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.