8 dicas e produtos para a amamentação

A amamentação é um ato único de amor entre a mãe e o seu filho. Sabia que existem alguns produtos que podem ajudar na amamentação e algumas dicas para que tudo corra bem?

8 dicas e produtos para a amamentação
A amamentação não precisa de ser um mistério

Não é segredo: o leite humano é bastante distinto do leite adaptado (leite em pó). O leite materno contém todas as proteínas necessárias, açúcares, gorduras, vitaminas e água para o seu bebé ser saudável.

A amamentação é um ato único e uma verdadeira fonte de saúde que vai ditar alguns benefícios futuros para a criança. Sabia que o leite materno contém anticorpos essenciais? É por isso que ele defende o bebé de algumas doenças e infeções.

Descubra neste artigo tudo o que precisa saber para tornar este momento parte da sua rotina com o bebé.

 

Recomendações sobre a amamentação

As recomendações da Organização Mundial de Saúde, relativas à amamentação, são as seguintes:

  • Todas as crianças devem efetuar aleitamento materno exclusivo, até aos 6 meses de idade.
  • Após os 6 meses de idade, todas as crianças devem receber alimentos complementares (sopas, papas, etc.) e permanecer com o aleitamento materno.
  • As crianças devem prosseguir sendo amamentadas, pelo menos, até completarem os 2 anos de idade.

É aconselhável começar a dar de mamar logo na primeira meia hora a seguir ao parto, pois irá estimular a produção de prolactina, permitindo que o bebé aprenda desde logo a mamar. Isto também serve para que ele beneficie do colostro (primeiro leite da mãe), desde o início da sua produção. O colostro é considerado com “a primeira vacina” do bebé.

 

Dicas e produtos para a amamentação

 

Creme protetor de mamilos

Embora seja muito habitual alguma sensibilidade nos primeiros dias de amamentação, em geral, amamentar não deve doer. Os mamilos poderão ficar doridos se o bebé ficar mal posicionado, não segurar bem a mama ou se for retirado da mama de forma incorreta. Neste caso, deve posicionar melhor o bebé e utilizar sempre o creme regenerador de mamilos como, por exemplo, o Purelan da Medela, ou o Hepa Lanolina da Lansinoh.

 

Almofada de amamentação

Existem variados tipos e a mãe deve escolher aquela com que mais se identifica.

 

Bomba para retirar leite materno

Poderá precisar de uma bomba se quiser congelar algum leite, ou mesmo se tiver que sair e deixar o bebé com alguém. Existem várias marcas que poderá escolher. O ideal é que seja uma bomba elétrica.

 

Sacos para armazenamento e congelamento do leite materno

Existem várias marcas. Deve escrever sempre a data em que retirou o leite.

 

Compressas terapêuticas com o formato da mama

As compressas terapêuticas dão alívio e podem ser utilizadas a quente ou a frio.

 

Conchas coletoras

As conchas coletoras recolhem as perdas de leite. Além disso, reduzem a congestão mamária e estimulam a extensão dos mamilos achatados. Os orifícios de arejamento mantêm a pele sempre seca, ajudando no tratamento de irritações ou lesões do mamilo. Lembre-se de limpar os mamilos antes de amamentar. Isto vai impedir que o bebé tenha contacto com bactérias.

 

Discos absorventes

Pode utilizar sempre que necessário e que deseje manter a roupa seca. Use, por exemplo, numa altura que não quer utilizar a concha coletora.

 

Frascos e biberões

Mesmo que a alimentação do seu bebé seja feita exclusivamente através da amamentação, tenha frascos e biberões para armazenamento do leite materno.

Veja também: