Publicidade:

Amaxofobia: o medo irracional de conduzir

O medo irracional de conduzir tem um nome: amaxofobia. Descubra mais sobre esta patologia que afeta milhares de pessoas em todo o mundo.

Amaxofobia: o medo irracional de conduzir
Saiba mais sobre esta fobia

Já todos ouvimos falar de medos irracionais e incapacitantes. A amaxofobia faz parte desta extensa lista que, todos os dias, dificulta a vida de milhares de pessoas em todo o mundo.

O que é a amaxofobia?

De acordo com o Priberam, a amaxofobia é “o temor patológico aos veículos”. Entre eles está o medo de conduzir.

Quem sofre desta patologia prevê sempre de forma negativa a condução e acredita que não será capaz de concluir o percurso que pretende de forma segura.

Esta palavra resulta da junção das palavras “amaxa”, que significa carruagem ou carro, e “fobia”, que todos bem sabemos o que significa.

De acordo com a seguradora Mapfre, mais de 30% da população mundial sofre desta patologia, sobretudo as mulheres (deste grupo, 75% são do sexo feminino). Contudo, a amaxofobia não afeta apenas os novos condutores nem é uma patologia que acaba por desvanecer com a prática: de acordo com o mesmo estudo, a maioria das pessoas que sofre de amaxofobia tem carta de condução há mais de cinco anos.

Como é que se manifesta a amaxofobia?

medo de conduzir

Ataques de pânico e ansiedade, suores frios e tremores são alguns dos sintomas característicos da amaxofobia.

Este medo irracional de conduzir pode ser exacerbado por diversos fatores que incapacitam o individuo em diferentes graus:

  • Experiências traumáticas no trânsito (acidentes graves na estrada);
  • Engarrafamentos;
  • Trânsito muito intenso;
  • Más condições climatéricas.

Quem sofre de amaxofobia acredita que é incapaz de lidar com a condução e que o azar está literalmente ao virar da esquina a partir do momento em que liga o motor e destrava o veículo.

Este transtorno de ansiedade pode aumentar com a condução na autoestrada (onde a velocidade de condução é superior), em estradas desconhecidas ou quando são transportados outros passageiros.

Existe tratamento para a amaxofobia?

Assim como outras patologias, a amaxofobia pode ser tratada com a ajuda de um psicólogo especializado em fobias.

O tratamento será adequado consoante as necessidades de cada pessoa e, por isso, não é possível prever o tempo médio para a resolução desta fobia.

Fobias relacionadas com automóveis

Existem mais fobias relacionadas com a condução. É o caso da gefirofobia (medo de atravessar pontes), tacofobia (medo de velocidade), estenofobia (medo de lugares apertados, como podem ser os túneis) ou, ainda, a agirofobia (medo de atravessar a rua).

Não se esqueça de que todas estas patologias são reconhecidas medicamente e podem ser tratadas por profissionais especializados: a condução não tem de ser um problema na sua vida.

Veja também: