Publicidade:

Como ultrapassar um ambiente hostil no trabalho: 6 dicas

Um ambiente hostil no trabalho não é saudável para uma vida profissional equilibrada. Saiba como lidar com uma situação deste género e como ultrapassá-la.

Como ultrapassar um ambiente hostil no trabalho: 6 dicas
Saiba como lidar com mau ambiente

Problemas internos, mau relacionamento entre colegas, falta de comunicação entre colaboradores e superiores ou entidades profissionais, ansiedade ou stress relativamente a determinada tarefa, assédio, colegas tóxicos. São problemas que podem ser a causa de um ambiente hostil no trabalho.

O que pode começar por um pequeno conflito, pode evoluir para um problema mais grave, incluindo casos de mobbing e bullying laboral. Questões que afetam os colaboradores e trabalhadores, mental e fisicamente, assim como as próprias organizações.

Se está a passar por uma situação deste género, ou preza por manter um bom ambiente no seu local de trabalho, fique com as nossas dicas.

Ambiente hostil no trabalho: 6 dicas para ultrapassar


trabalho

1. Gerir a relação com os colegas

Nem toda a gente se dá bem, há simplesmente tipos de personalidade que entram em conflito facilmente. Pode também ter alguns colegas com uma mentalidade mais negativa, outros mais positiva. O importante é saber e perceber com quem se dá bem e manter esses colegas. Além de ajudarem a ultrapassar os desafios do dia, podem tornar-se bons amigos pessoais. Afaste-se de quem o deixa numa “nuvem tóxica”.

2. Atividades de grupo

Atividades de team building podem ser uma boa oportunidade para tentar resolver alguns problemas internos e ajudar os colegas a conhecerem-se melhor fora do ambiente super competitivo do escritório.

3. Pedir ajuda profissional

Ao abordar os problemas com a entidades profissionais/recursos humanos, é possível que seja proposta uma reunião, uma conversa entre os membros da equipa para tentar perceber a causa do ambiente hostil no trabalho. A ajuda de um mediador ou de um profissional da psicologia do trabalho pode ser uma mais-valia.

4. Evitar conflitos desnecessários

Quando existe uma situação que o envolve pessoalmente, tente manter a calma. Pode ser difícil, mas está a salvaguardar a sua imagem dentro da empresa, sobretudo se está a lidar com outro colega mais “complicado”. Não procure contribuir para algo que pode ter consequências negativas para o seu futuro.

5. Criar linhas de comunicação

Num nível mais informal, seria importante perceber a razão do conflito que resulta neste ambiente desagradável num escritório. Porque não tentar chegar à fala com o/os colegas, estabelecer linhas de diálogo? Pequenas atitudes positivas podem contribuir para a melhoria do ambiente hostil no trabalho.

6. Procurar soluções em vez de culpados

É importante não tornar um conflito profissional num pessoal. Não ultrapassar a linha que pode tornar uma situação irreparável que só pode ser resolvida de forma drástica. Torna-se fundamental procurar soluções para o conflito em vez de apontar o dedo a pessoas específicas. É uma atitude a evitar ao máximo.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.