Publicidade:

5 dicas para manter uma relação de amizade no trabalho

Manter uma amizade no trabalho pode ser, por vezes, difícil. Saiba como poderá agir para que tudo corra de forma produtiva e sustentável.

5 dicas para manter uma relação de amizade no trabalho
Saiba como deverá agir para evitar problemas

Uma amizade no trabalho não precisa de ser sinónimo de falta de profissionalismo nem de decréscimo de produtividade. Na verdade, há estudos que comprovam que manter uma ou mais relações de amizade no contexto laboral pode ser muito saudável para qualquer pessoa – embora se deva ter determinadas precauções para não se criarem problemas em ambiente profissional, que possam prejudicar as tarefas em conjunto.

Confira, de seguida, as nossas dicas para que tudo corra bem e saiba como poderá agir.

Como manter uma relação de amizade no trabalho?


amizade no trabalho

1. Seja imparcial nas suas opiniões e decisões

Não misture uma relação de amizade com as decisões que tiver de tomar ou com as opiniões que tiver de dar. Ainda que seja amigo de alguém no trabalho, cada um tem a sua função específica e os objetivos do local onde trabalham permanecem em primeiro lugar.

2. Não use informações pessoais em contexto profissional

Seja honesto e digno, não usando informações pessoais que adquiriu em contexto de amizade para atingir alguém profissionalmente ou para se sobressair perante alguém. Há que saber separar as águas e ter caráter.

3. Resolvam os vossos problemas fora do ambiente de trabalho

Se tem uma amizade no trabalho e surge um problema relacional, este deve ser resolvido fora do local onde desempenham a atividade profissional. Efetivamente, os problemas pessoais das relações devem manter-se fora da esfera da atividade laboral. Paralelamente, o trabalho nunca deve ser prejudicado pelos problemas pessoais que possam existir entre dois colegas.

4. Tenha atenção às publicações nas redes sociais

Antes de colocar uma foto sua e de uma colega de trabalho numa atividade fora da empresa ou local profissional, esteja primeiro certo de que a outra pessoa não se importa, uma vez que há indivíduos que preferem que não se saiba que existe uma amizade para lá da atividade profissional. Seja, por isso, prudente e discutam primeiro essa questão.

5. Saiba analisar a cultura da empresa onde trabalha

Antes de cultivar uma amizade em contexto de trabalho, apalpe terreno e descubra se os gestores da empresa cultivam este tipo de relação entre os seus colaboradores.

Siga estas dicas e verá como tudo correrá da melhor forma. É apenas uma questão de se levar tudo com cuidado e ponderação, fazendo-se as escolhas certas em termos de atitudes. Importante mesmo é que o trabalho nunca saia prejudicado com uma relação de amizade em contexto profissional. Se tiver os devidos cuidados, encontrará certamente o equilíbrio entre trabalho e amizade.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.