6 ferramentas para análise de despesas

Há alturas em que ficamos estupefactos porque não conseguimos perceber onde gastámos o nosso dinheiro. Para poder poupar, faça uma análise de despesas.

6 ferramentas para análise de despesas
A análise de despesas é importante para saber como poupar

A análise de despesas pode ser fundamental para percebermos para onde é canalizado aquele dinheiro que não sabemos bem como gastámos. Há sempre o método tradicional de apontar tudo o que gastamos mas, felizmente, hoje em dia há várias ferramentas que nos ajudam a fazer essa análise de forma mais prática e organizada.

A ajuda que precisa na análise de despesas

A maior parte são aplicações para smartphone. O que é certo é que todas o podem ajudar a organizar melhor as suas contas.

1. eBudget

ebudget

 

 

É uma aplicação muito útil que falha, contudo, por não se poder incluir as receitas, para uma análise de despesas mais completa. De resto, é muito completa. É uma ferramenta do Best Bank, que permite anexar fotografias e a geolocalização de cada despesa. É grátis e está disponível para iOS e Android.

 

 

2. Spending Tracker

spend

 

É uma aplicação gratuita, está disponível para iOS e Android e muito bem avaliada pelos utilizadores. Ajuda a gerir as receitas e despesas pessoais, permite personalizar categorias e apresenta-lhe relatórios semanais, mensais e anuais.

 

 

 

3. Be My Wallet

be my wallet

 

Esta ferramenta de análise de despesas é de uma empresa portuguesa, a Gatewit, e permite o acesso através do computador, smartphone e tablet. Esta ferramenta de gestão do orçamento familiar permite definir um plano de poupança, fazer a organização de despesas e receitas por categorias e saber quais são as tendências de despesas ao longo do mês. Está disponível para Android e é uma aplicação gratuita.

 

4. O Meu Dinheiro

deco

 

Mais uma vez, a Deco Proteste tenta ajudar os portugueses a serem organizados com as suas contas. Desta vez, através da ferramenta online O Meu Dinheiro.

Pode-se aceder através do computador, smartphone e tablet e a ferramenta permite criar um orçamento familiar anual em 5 passos, promete reduzir os gastos e ajudar a aumentar rendimentos e sugere que os utilizadores planeiem o seu futuro para conquistarem independência financeira.

 

5. Minhas Despesas

minhas despesas

 

Apesar de custar 3,04€, tem um extra, relativamente ao Spending Tracker: é possível exportar as despesas para um ficheiro Excel, CSV ou HTML, o que permite uma análise de despesas não só no telemóvel, mas também no computador. Está disponível para iOS e Android.

Atenção que há outras aplicações com este nome. Aquela a que nos referimos é do autor Block21.

 

 

6. Splitwise

splitwise

Esta ferramenta não é tanto para um uso diário ou mensal, mas é muito útil quando tem que dividir despesas com outras pessoas. Cada pessoa introduz as despesas que teve, a que se refere e quem são os intervenientes – nem todas as despesas têm de ser partilhadas por todas as pessoas que estão no grupo.

A grande vantagem desta aplicação é que não precisar de fazer qualquer conta, porque tudo é calculado automaticamente e tudo pode ser editado a qualquer momento. É gratuita, está disponível para iOS e Android, mas também pode ser usada no computador.

Agora que já conhece algumas aplicações e ferramentas de análise de despesas, escolha aquela que mais lhe agrada e comece a poupar.

Veja também: