Andar de bicicleta no Minho: 4 sugestões

Faz planos de andar de bicicleta no Minho? Nós damos-lhe os melhores percursos e importantes dicas de segurança.

Andar de bicicleta no Minho: 4 sugestões
Conheça o Minho em cima de uma bicicleta

Se pretende andar de bicicleta pelo Minho, saiba que existem pistas específicas para ciclistas, que além de garantirem uma melhor segurança, permitem que desfrute de vistas e paisagens absolutamente fenomenais!

Andar de bicicleta no Minho: as nossas sugestões

bicicleta

Ecopista do rio Minho

São 16 km de pista, situadas entre Valença e Monção, Criada a partir de troços de canais ferroviários, na ecopista do rio Minho vai deliciar-se a andar de bicicleta no Minho.

Uma vez desativado o ramal ferroviário que ligava Valença a Monção, essa zona foi sofrendo uma progressiva degradação. Num esforço de recuperação, os Municípios de Monção e de Valença estabeleceram protocolos com a Refer para que fosse criada uma Ecopista destinada ao Cicloturismo e a passeios pedonais. Assim aconteceu em 2004, o que tornou esta via ecológica na segunda em Portugal a aproveitar antigas linhas ferroviárias.

Esta ecopista, além de contribuir para a promoção do desenvolvimento da região, reunindo pontos de passagem de grande interesse cultural, incentiva também à conservação da natureza e ecossistemas adjacentes.

A sinalética não foi deixada ao acaso, com painéis de interpretação ao longo de todo o percurso, onde tem todos os elementos necessários para compreender os recursos culturais, naturais e paisagísticos que vai percorrendo.

Não deixe de parar na zona de Veiga de Friestas e Lapela, onde foi criado um Observatório de Avifauna que permite observar várias espécies que aqui habitam. Dada a importância e sustentabilidade da Ecopista do Rio Minho, a mesma foi galardoada em 2009 com o 4º Prémio da Associação Europeia de Vias Verdes, na categoria “Sustainable Development and Tourism”.

ecopista rio minhoFonte: Vales Errantes

Ecovia rio Lima

Esta ecovia surge de um projeto comum entre os Municípios do Vale do Lima (Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez) juntamente com a Comunidade Urbana Vale-e-Mar – Valimar ComUrb, que pretende intervir na área ambiental através de iniciativas como a preservação dos habitats, sensibilização das populações para a preservação da natureza e fomento do ecoturismo.

Uma das intervenções foi exatamente a criação de trilhos à beira-rio, que podem ser percorridos a pé ou de bicicleta, e a criação de outras Ciclovias de interligação com estes mesmo caminhos.

A Ecovia do Rio Lima é constituída por cinco percursos: O percurso das Veigas (entre Viana do Castelo e Ponte de Lima); o percurso dos Açudes (entre Ponte de Lima e Ponte da Barca); o percurso das Lagoas (entre Ponte de Lima e Fontão);o percurso de Refóios (entre Ponte de Lima e Refóios do Lima) e o percurso da Laranja (entre a aldeia de Ermelo e Arcos de Valdevez).

rio limaFonte: Vales Errantes

Braga

Braga, pelas suas características naturais e quase sem inclinação, é uma cidade excelente para andar de bicicleta no Minho.

A Autarquia Local criou inclusivamente um Plano Municipal de alargamento das Ciclovias no concelho de Braga, com o objetivo de criar uma ciclovia com cerca de 76 quilómetros de extensão.

Destaque para obras já efetuadas como o grande corredor ciclável em torno da cidade de Braga, entre o sopé do Bom Jesus e a zona industrial de Ferreiros e a ligação para fora da zona urbana, em direção a Norte e ao vale do Cávado.

bragaFonte: Volta ao Mundo

Gerês

Por toda a extensão da Serra do Gerês, o que não faltam também são trilhos para percorrer de bicicleta; alguns com maior sinalização, outros para ciclistas mais experientes. Escolha o seu percurso consoante o seu grau de experiência e usufrua das magníficas paisagens ao andar de bicicleta no Minho!

geres

Dicas de segurança para andar de bicicleta no Minho


Ande onde andar de bicicleta, existem regras e dicas fundamentais que deve mesmo cumprir:

  • Use roupa confortável e adequada (o mesmo se aplica ao calçado);
  • Hidrate-se convenientemente;
  • Faça pausas ao longo do caminho;
  • Cumpra sempre as indicações da sinalética;
  • Planeie bem o trilho de forma a que não anoiteça e esteja num local pouco iluminado e com potenciais perigos;
  • Tente andar sempre em grupo e evite fazer trilhos sozinho. Preferencialmente, deve haver um elemento no grupo com mais experiência.

Seguro de bicicleta: vale a pena?


Não sabe se deve fazer um seguro de bicicleta? Nós respondemos a todas as dúvidas e ainda lhe dizemos os tipos de seguros que tem à disposição para andar de bicicleta de forma mais segura.

Agora que já reuniu as condições de segurança, resta começar a andar de bicicleta no Minho!

Veja também: