Android Auto: 8 coisas que precisa de saber

O pequeno e verde robô-mascote já chegou aos automóveis. Android Auto: 8 coisas que precisa de saber!

Android Auto: 8 coisas que precisa de saber
O Android chegou aos automóveis!

Abra a porta do carro, sente-se e feche a porta. Bem-vindo a um mundo novo e altamente tecnológico! Android Auto: 8 coisas que precisa de saber e que o vão deixar entusiasmado. Há uma nova forma de se fazer à estrada. Ou melhor, há uma nova companhia que pode levar consigo para todo o lado e que chegou para inovar a condução. Venha descobrir!
 

8 respostas a dúvidas frequentes sobre o Android Auto

 

1. O que é?

A Android Auto é uma app que se integra com o seu carro, através do computador de bordo, e que permite tirar maior partido de grande parte daquilo que o seu smartphone oferece. Do sistema de navegação, da música… Se quiser descarregar a app é só vir aqui.

 

2. Segurança em primeiro lugar

A premissa inicial da Google é: segurança em primeiro lugar. Grande parte dos acidentes que hoje em dia acontecem deve-se à utilização indevida dos smartphones enquanto se conduz. O que se pretende com a Android Auto é que volte a focar toda (ou quase toda) a sua atenção no que é mais importante: a estrada.

 

3. Como se utiliza?

Depois de entrar no carro, conecte o seu smartphone. Já está. Fácil, não é? Mas, atenção… A partir do momento em que isso acontece o seu smartphone fica inoperacional. Recorde-se que o grande intuito é que não volte a distrair-se e que reserve toda a sua atenção à estrada.

 

4. Carro novo? Não é preciso

É óbvio que a Google não o iria obrigar a comprar uma carro novo apenas para que pudesse usufruir da app. Há computadores de bordo que já são compatíveis com a Android Auto de marcas como a Pioneer, Alpine ou Clarion.

 

5. Mas eu quero mesmo um carro novo… e com Android Auto!

Se aceder ao site da Android Auto pode descobrir uma série de marcas que já produzem veículos compatíveis com a App. A lista já é bastante extensa, por isso não deve ser difícil encontrar o seu carro de sonho com Android Auto.

 

6. Existe em Portugal?

Por enquanto, não. Pelo que diz no site da Android Auto, a app já existe em vários países mas ainda não chegou ao nosso país. É óbvio que a pode experimentar mas será difícil aproveitar todas as potencialidades da mesma. Ainda vamos ter de esperar um pouco… Mas o entusiasmo já é grande!

 

7. O que oferece?

A Android Auto permite ao condutor aceder ao Google Maps e usufruir de um GPS que o leve onde necessite. Permite também ter controlo sobre o Google Music, sobre as sms, chamadas e ainda permite pesquisar na internet. Por exemplo, se alguém lhe enviar uma mensagem o computador de bordo mostra-lhe um pequeno cartão a informá-lo. Mas permite muito mais do que isso! Segurança primeiro, certo? Permite usar a voz para controlar estas apps todas. Aliás, no vídeo de apresentação pode ver-se o condutor a pedir ao Android para lhe guardar uma nota.

 
 

8. As apps têm de ser aprovadas pela Google

Uma vez que a segurança deve estar sempre em primeiro lugar, a Google reservou toda a capacidade para aprovar e desaprovar as apps compatíveis com a Android Auto. Não pode, por exemplo, utilizar o Youtube enquanto conduz. Até porque conduzir e ver vídeos ao mesmo tempo não seria lá muito aconselhável…


Veja também: