Android N: O que já sabemos

O novo sistema operativo foi anunciado pela Google durante o Google I/O 2016… o que é que já se pode saber do Android N?

Android N: O que já sabemos
Está em pulgas? Nós também!

Preparado para o novo Android 7.0? Perdão… para o Android N? A nova versão do sistema operativo da Google foi anunciada durante o Google I/O 2016 e prevê-se que chegue a todos os smartphones lá mais para o final do ano, em setembro ou outubro. Mas o que é que já foi anunciado pela Google e o que é que os utilizadores podem esperar? Muitas novidades!
 

O nome Android N

Porquê o N? Neste momento, o Android N ainda está em fase de desenvolvimento. E o nome Android N não é nada definitivo. Basicamente, podemos associar o N a Next (próximo, em inglês) e a muitas outras palavras… as que quisermos! Android 7.0 pode até mesmo vir a ser o nome da versão final do Android N, o problema é que a Google gosta de ser imprevisível quando todos tentam prever algo. Se for do seu interesse, pode ainda contribuir para a discussão… O nosso palpite? É que vai ser Android Nutella! Não? Ok…

 

As novidades

 

Multi-janelas

Em 2015, na versão disponível para programadores (versão que se encontra a ser aprimorada, antes do produto final), o Android M já mostrava vontade de possuir a possibilidade de ter duas apps abertas, lado a lado. Esse desejo não chegou a concretizar-se mas o Android N parece querer ressuscitar essa ideia e pôla em prática…

 

Realidade virtual

Parece que é desta! A realidade virtual veio para ficar e os dispositivos estão a adaptar-se aos produtos que existem no mercado. No Android N já se percebe a preocupação da Google em explorar este segmento de mercado…

 

Respostas “diretas”

Sair da app em que se encontra apenas para responder a uma mensagem ou algo similar vai passar a ser parte do passado. Com o Android N vai ser possível responder apenas à notificação que aparece no topo do seu ecrã… uma resposta rápida, eficiente e que não provoca grandes distrações!

 

Encriptação nativa

A segurança das plataformas móveis tem sido posta em causa nos últimos tempos. Isto porque existiam apps que não encriptavam as informações que os utilizadores trocavam quando estavam ligados à internet e isso permitia um fácil acesso de quem quisesse fazer alguma coisa de mal. Agora, é o próprio Android N que quer encriptar tudo o que é informação partilhada para a internet.

 

Otimização das Apps

A Google confessou que a instalação das apps será 75% mais rápida e que o compilador de arquivos JIT irá ajudar as apps a ocuparem 50% do espaço que ocupavam atualmente… Fabuloso, não é?


Estas são apenas 5 novidades da extensa lista apresentada pela Google. A verdade é que já estamos aqui com água na boca e completamente em pulgas para que o verão chegue ao fim e o Android N conheça a luz do dia! Mas diga-nos… que outras novidades gostava de ver na nova versão do sistema operativo Android?


Não deixe que as últimas novidades digitais lhe passem à frente - ofereça um presente a si mesmo >>
Veja também: