Publicidade:

Android Oreo: o que vai mudar no sistema operativo

O Android Oreo traz diversas novidades ao sistema operativo do robot verde. Fique a conhecer as mais importantes.

Android Oreo: o que vai mudar no sistema operativo
A versão mais recente do Android

A Google apresentou o novo Android Oreo em agosto de 2017. A versão 8.0 do sistema operativo traz diversas novidades que vale a pena conhecer como o Picture-in-Picture, as Notification dots ou o Smart Text Selection.

Há ainda diversas otimizações do sistema e um incremento na segurança. Novidades verdadeiramente apetecíveis para quem pretende usufruir do Android Oreo.

Android Oreo: principais novidades

Chamou-se Android O ou Android 8 até à última. Após o evento de apresentação ficou-se (finalmente!) a saber que se chamaria Android Oreo. Um sistema operativo que, felizmente, não precisa de mergulhar no leite para ficar mais saboroso: é bom e recomenda-se. É mais poderoso, mais seguro, mais rápido e vale mesmo a pena utilizar.

A Google já disponibilizou o Android Oreo no Android Open Source Project (AOSP) para que programadores independentes possam ajudar a melhorar o sistema operativo e para que fabricantes de dispositivos possam criar as próprias versões.

Picture-in-Picture

A Picture-in-Picture (PiP) é uma das novidades do novo Android Oreo que permite ter duas apps abertas no ecrã principal ao mesmo tempo. Pode, por exemplo, fazer uma chamada de vídeo e aceder ao calendário sem precisar de colocar a primeira em segundo plano. Pode até fazer algo há muito esperado por muitos utilizadores: visualizar um vídeo do YouTube enquanto conversa no Messenger ou no WhatsApp.

Notification Dots

Os Notification Dots surgem sobre uma determinada app sempre que surge também alguma notificação dessa mesma app. Para visualizar uma notificação basta pressionar a aplicação identificada com o ponto. Para descartar, deslize-a para a esquerda ou direita.

Smart Text Selection

O Android Oreo consegue reconhecer tudo o que é importante num texto que o utilizador recebeu. Imagine que o utilizador recebe um e-mail com uma morada, um número de telefone ou até o nome de um local, o novo sistema operativo sabe reconhecer cada uma destas informações e oferece diferentes formas de lidar com as mesmas.

Que smartphones vão receber o Android Oreo

A lista de smartphones que vai receber a nova versão do sistema operativo ainda não é definitiva, contudo, já se conhecem grande parte dos modelos e marcas que irão contar com o Android Oreo. Veja quais são aqui.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.