Android ou iOS?

Com as atualizações dos softwares volta a dúvida: Android ou iOS? Qual o melhor sistema operativo para smartphones? Saiba tudo no nosso artigo.

Android ou iOS?
Conheça os novos sistemas operativos.

Apple e Google lançam este outono novos sistemas operativos. Se, quanto ao design, o Android tem mais alterações, no que diz respeito às restantes características ambos apresentam muitas novidades. O Android está disponível em várias marcas, modelos e preços, já o iOS apenas na Apple. Agora, o que fazer? Android ou iOS? Para escolher, conheça as diferenças de cada um no nosso artigo.
 

Qual escolher?

 

1. Design

No novo iOS 8 o design quase não sofreu alterações uma vez que as maiores já tinham sido feitas na versão anterior e a aposta numa estética minimalista, mantém-se. 
 
Já o novo sistema Android L prepara-se para revelar várias mudanças. Uma delas no teclado numérico (chamadas), agora com círculos em vez de quadrados, mas está, em geral, mais luminoso, mais leve e otimizado.
 

2. Notificações

O sistema Android L apresenta novas e melhoradas notificações. Agora, consegue vê-las com o ecrã bloqueado, organizadas cronologicamente e pode reagir a cada uma sem precisar de o desbloquear. Para ignorar uma notificação, passe o dedo, para a abrir, toque duas vezes. 
 
No iOS 8 as notificações são interativas, sendo possível responder a mensagens, aceitar convites e lembretes, ou mesmo gostar de um post no Facebook sem precisar de sair da aplicação em que se encontra.
 

3. Ecrã bloqueado

No novo sistema Android, com o ecrã bloqueado, além de aceder às notificações, é possível desbloquear deslizando para cima, aceder ao teclado numérico (chamadas) deslizando para a direita, e acionar a câmara deslizando para a esquerda.
 
Estas funcionalidades não são novidade no iOS uma vez que, desde a versão anterior, é possível desbloquear deslizando para a direita e deslizar para cima para aceder à câmara.
 

4. Menu multi-tasking

O iOS 8 adicionou uma lista com contactos recentes e favoritos ao menu multi-tasking. Agora, clicando duas vezes no botão de início, acede às aplicações que estão abertas e, no topo, tem uma lista de contactos para quem poderá rapidamente enviar uma mensagem ou telefonar.
 
O Android também tem novidades neste menu! As aplicações abertas aparecem em forma de cartão, numa cascata, bastando deslizar para a direita ou esquerda para as fechar. A vantagem, em relação ao iOS, está na possibilidade de agrupar cartões. Por exemplo, se tiver vários separadores abertos no Chrome pode vê-los de forma individual no ecrã.
 

5. Segurança

A Google permite desbloquear o smartphone sem colocar a password mas apenas se estiverem perto de um Android Wear.
 
A Apple tem, desde o iPhone 5S, o sistema de Touch ID no botão de início. No iOS 7 apenas permitia desbloquear o aparelho ou servia para substituir a colocação da Apple ID. Com o novo sistema operativo, será possível, através da impressão digital, aceder, por exemplo, a aplicações bancárias. 
 
Estas alterações estão limitadas a quem tiver um iPhone 5S ou um Android Wear.
 

6. Bateria

Tanto o Android L como o iOS 8 permitem saber qual o consumo de bateria de cada aplicação e fazer alterações de acordo com as necessidades. A Google promete um extra: com a nova opção de poupança de energia do Android L, o Nexus 5 ganha mais 90 minutos de bateria.
 

7. Hey, Siri. Ok, Google.

A opção de ativar o assistente de mãos livres do Hey, Siri está apenas disponível se o aparelho estiver ligado a uma alimentação externa ou se o Siri já estiver aberto no ecrã. O Spotlight, no iOS 8, permite agora pesquisar também na App Store, iBooks Store, Wikipedia, Mapas, iTunes, etc. Funcionalidades já disponíveis no Ok, Google e na Google Now.
 

8. Handoff

Quem tiver vários dispositivos Apple tem agora a vida ainda mais fácil, podendo, por exemplo, aceder no iPhone a um e-mail que começou a escrever no iPad, mesmo que não o tenha ainda em rascunho. Confuso? Veja como aqui.
 
O Android L também disponibiliza algumas destas características mas, para isso, serão necessárias aplicações third-party. Contudo, a interação não será tão perfeita quanto no iOS.  Com um Chromebook, porém, o Android L desbloqueia automaticamente o seu computador quando o seu smartphone ou tablet está por perto, e as notificações irão aparecer em todos os dispositivos.
 

9. Apple CarPlay e Android Auto

Ambos são similares e usam o smartphone para disponiblizar, no painel, informação e aplicativos como mapas, música, etc.
 

10. Compatibilidade

O iOS 8 é compatível com o iPhone 4S ou superior, com o iPad 2 ou superior e com todos os iPad mini.
 
No caso do Android L, dispositivos da Samsung, HTC, LG, Sony, Motorola ou de qualquer outra grande marca, devem conseguir a atualização muito rapidamente. Aqueles com o Google Nexus 5 ou Nexus 7 devem ter acesso assim que for lançado para o público. Já os utilizadores do HTC One M8 podem atualizar para o novo sistema 90 dias após o lançamento.
 
Veja também: