Android ou iOS?

Uma “guerra” que promete durar gerações… Android ou iOS? Qual o melhor sistema operativo para smartphones?

Android ou iOS?
Perceba as diferenças

Qual é que prefere: Android ou iOS? São sistemas operativos diferentes e cada um possui características únicas capazes de conquistar ou afastar os utilizadores mais “picuinhas”.

Mas como não ser picuinhas no momento de escolher um smartphone? É algo que nos vai acompanhar durante os próximos anos e onde podemos gerir grande parte da nossa vida! Descubra as vantagens e desvantagens de cada um destes sistemas operativos.

Android ou iOS: qual escolher?

O mercado dos dispositivos móveis ainda é dominado por dois sistemas operativos: o Android e o iOS. O mais utilizado, contudo, é o Android devido à fácil adaptação que possui a dispositivos de diferentes fabricantes.

Já o iOS surge apenas em dispositivos fabricados pela Apple, ou seja, em iPhones ou iPads. O facto de ser mais popular faz com que o Android seja melhor? Não, não podemos ir por aí. Há muitas outras coisas a ter em conta.

1. Interface

As últimas versões de ambos os sistemas operativos trouxeram mudanças algo tímidas mas essenciais. De qualquer maneira, tanto Android como iOS possuem interfaces bastante fáceis de utilizar e orientadas para o utilizador. O objetivo da Google e da Apple passa sempre por facilitar a experiência de quem utiliza os seus sistemas operativos… outra coisa não seria de esperar.

2. Apps

Uma pergunta que pode ser fatal… E agora? No que diz respeito às apps, qual é que prefere: Android ou iOS? Atualmente, a gama de apps disponíveis já é tão grande que há de tudo para todos os gostos. A diferença, atualmente, reside principalmente na qualidade das apps e aí a balança pode pender levemente para o lado do iOS.

O Android continua a ter, porém, um maior leque de apps disponíveis… principalmente porque qualquer pessoa pode criar a app que quiser e disponibiliza-la ao mundo. A maioria das apps para Android são mais básicas e gratuitas. Já as apps disponíveis para iOS são, regra geral, pagos e mais completos.

3. Assistente virtual

Siri ou Google Assistant? Tanto Android como iOS possuem um grande trunfo que os coloca na vanguarda do mundo dos dispositivos móveis – o assistente virtual. Alguns testes realizados com a Siri e com o Google Assistant permitiram perceber que este último está um pouco à frente da sua rival. Ambos, porém, são bastante satisfatórios dentro das necessidades que procuram satisfazer.

4. Estabilidade

A Apple controla todo o hardware e software que corre no sistema operativo. O que é que isto quer dizer? Que a estabilidade conferida ao iOS é bastante grande… porque a fabricante adequa fielmente o sistema operativo e as apps disponíveis às potencialidades do hardware.

5. Segurança

A Apple sempre procurou destacar-se neste aspeto. E a verdade é que o facto de controlar tudo aquilo que fica disponível para iOS é meio caminho andado para assegurar que o aparelho fica mais protegido. Porém, o sistema operativo não é infalível e também pode ser afetado.

O Android, por outro lado, confia bastante nos utilizadores ao ponto de acreditar que estes sabem evitar todas as ameaças que podem vir do exterior.

6. Ecossistema

A Google está à procura de criar um ecossistema Android bastante satisfatório, algo que a Apple já conseguiu há muito tempo. Ao comprar um iPhone ou um iPad sabemos que a compatibilidade entre estes e um Mac, por exemplo, irá ser grande. Com o Android a história já não é bem assim… Mas a Google está a trabalhar para que este cenário mude!

7. Preço

Parece uma característica que está aqui a mais, não é? Pagar pelo sistema operativo? No caso do Android e o iOS… sim! É que a plataforma da Google pode ser instalada no dispositivo mais fraco do mundo (estamos a exagerar… mas é quase) e o iOS apenas surge em iPhones ou iPads, dispositivos que ainda pesam um bocado na carteira.

Veja também: