Android ou Windows? Qual escolher

Android ou Windows? O sistema operativo da Google domina o mercado. Mas será mesmo melhor que o Windows Phone, da Microsoft?

Android ou Windows? Qual escolher
A Microsoft também tem uma palavra a dizer

A pergunta surge: Android ou Windows? Pode ser a grande diferença no momento de compra do seu próximo smartphone. O sistema operativo da Google, o Android, detém grande parte do mercado de smartphones e já conquistou uma quantidade absurda de utilizadores. Então que sistema operativo é este que a Microsoft lançou? Vale mesmo a pena? É melhor que o Android? Vamos descobrir.
 

Android: O que é bom

A quantidade de smartphones que existe com o Android é imensa. Uma vez que é um software de baixo custo, facilmente personalizável e “dono” da maior parte do mercado, muitos são os fabricantes que procuram vender os seus smartphones com o sistema operativo da Google. A frase “Um Android para todas as carteiras” acaba por fazer todo o sentido uma vez que qualquer utilizador pode encontrar este sistema operativo em smartphones de alto ou baixo custo. É à escolha!
 
Para além disso, uma vez que é um software de código aberto, é possível que qualquer pessoa produza uma app e a disponibilize no GooglePlay. A quantidade de apps disponíveis é enorme e é para todos os gostos. Precisa de uma app para o seu exercício matinal? Existe. Precisa de uma app para ir acampar? Existe. É só procurar!
 

Android: O que é mau

O facto de as várias versões do Android serem personalizáveis tendo em conta aquilo que cada smartphone e cada fabricante procuram faz com que a experiência seja diferente nas diversas versões deste sistema operativo. Para além disso, não estranhe se encontrar uma app fabulosa no GooglePlay mas, depois, reparar que ela não funciona no seu Android. Isto não é assim tão normal mas pode acontecer.
 
A falta de segurança é, talvez, o maior defeito apontado ao software de código aberto. Como qualquer pessoa pode disponibilizar uma app no GooglePlay também é possível que existam muitas apps não testadas e pouco ou nada credíveis… Tenha cuidado!
 

Windows Phone: O que é bom

Desde que a Microsoft comprou a Nokia que a oferta de smartphones se alargou do mais baixo ao mais alto custo. Para além de o utilizador ter mais por onde escolher, ganha também pelo facto de o Windows Phone ser um software de código fechado, isto é, tanto os smartphones como o sistema operativo e as praticamente todas as apps são todas produzidas pelas mesmas pessoas, ou seja, pela Microsoft. A experiência é uniforme e a diferença entre as versões mais antigas e as mais recentes é escassa. As “Live Tiles” apresentam informação em tempo real e apresentam-se no ecrã bem organizadas, num design minimalista.
 
Para além disso, a famosa expressão “poucas mas boas” pode ser perfeitamente aplicável à quantidade de apps oferecidas na Loja do Windows Phone. Se há bocado falávamos de segurança... o Windows Phone ganha!
 

Windows Phone: O que é mau

Apesar de a Microsoft assegurar que as apps mais procuradas estão disponíveis na Loja, isso não é inteiramente verdade. E, para além disso, existem muitas apps produzidas por terceiros no Windows Phone. Apps como snapchat ou instagram substituídas pelo 6snap ou 6tag, respetivamente.
 
A escolha final é sua. E nada como experimentar! Uma coisa é certa… mantenha-se atento ao mercado dos smartphones com Windows Phone que parecem ganhar cada vez mais terreno neste competitivo mundo.
 
Veja também: