Publicidade:

Android P: o que esperar do próximo sistema operativo

É fã do famoso robot verde? Descubra tudo o que já se sabe sobre o Android P, a nova versão do sistema operativo mais utilizado em todo o mundo.

Android P: o que esperar do próximo sistema operativo
O futuro sistema operativo da Google pode trazer muitas novidades

Os smartphones que utilizam o sistema operativo do pequeno robot verde vão poder conhecer, muito em breve, uma nova atualização. O Android P está aí à porta e traz algumas novidades em relação à versão anterior. Mas, afinal, que novidades são essas? Descubra-as todas neste artigo.

Tudo o que já se sabe sobre o Android P


sistema operativo android p

O nome

A Google costuma atribuir nomes de doces e guloseimas às versões do Android que produz – a última versão teve o nome Android Oreo. Ora, a próxima letra do abecedário é o P e ainda se desconhece que doce começado por P é que dará nome ao novo feito. Há quem aposte em Pancake (Panqueca), há quem aposte em Pie (Tarte) ou, até, em Profiterole. Teremos de esperar para saber.

Data de lançamento

A Google ainda não anunciou a data de lançamento do Android P, mas tudo indica que este será lançado durante a Google I/O, que terá lugar em maio. Apesar de apenas 1% dos smartphones do mercado possuírem a atual versão (Oreo), o lançamento deverá mesmo acontecer nessa altura.

Gravação de chamadas

O Android P deverá (finalmente) incluir uma funcionalidade que permite a gravação de chamadas telefónicas. Recorde-se que esta é uma funcionalidade há muito pedida pelos utilizadores que, até agora, tinham de usar apps de terceiros para o fazer.

Não atendeu? Envie mensagem

Quando alguém está ocupado e não pode atender uma chamada, é normal ver-se o Android a oferecer a possibilidade de enviar uma mensagem rápida para explicar a rejeição da chamada. Mas, e quem faz a chamada, como é que fica? A nova versão do sistema operativo deverá permitir que o emissor da chamada envie uma mensagem rápida para explicar o conteúdo da chamada entretanto rejeitada.

E, para já, é só…

Ainda se desconhecem grande parte das funcionalidades que a nova versão do Android pode trazer. Espera-se, porém, que em março sejam desvendadas várias novidades no que diz respeito ao Android P. Até lá, vá experimentando a versão Oreo.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.