Ano novo, carreira nova: 8 dicas para mudar a sua vida profissional

A entrada num novo ano é, para muitos, a altura ideal para tomar decisões sobre a vida pessoal e profissional. Caso para dizer: ano novo, carreira nova!

Ano novo, carreira nova: 8 dicas para mudar a sua vida profissional
8 passos para um novo trabalho no novo ano

A chegada do novo ano marca o início das decisões para seguir novos caminhos quer na vida pessoal quer na vida profissional. É chegada a altura de pôr em prática as resoluções pensadas e até mesmo adiadas durante o ano que finda. Saiba como mudar a sua vida profissional em oito passos.

8 passos para uma nova carreira no novo ano


Aqui ficam as nossas sugestões para começar o ano a trabalhar para redirecionar a sua carreira.

1. Saiba o que quer fazer

Descubra o que o inspira e de que forma pode usar essa inspiração em contexto de trabalho. Pode, por exemplo, começar por identificar aquilo de que não gosta num local de trabalho, seja o tipo de ambiente profissional ou a função em si. Perceba se prefere um trabalho mais criativo, uma função com objetivos bem definidos, trabalhar sozinho ou em equipa.

2. Reconheça os seus pontos fortes

Faça uma lista dos seus pontos fortes. Mudar de carreira não significa que tem de começar da estaca zero. Aproveite as suas experiências anteriores, porque há competências comuns a várias profissões. Liderança, orientação para resultados ou facilidade de comunicação são exemplos dessas capacidades partilhadas em diferentes tipos de trabalho.

3. Aposte na sua formação

Detetou lacunas na sua formação para seguir outra carreira? Não desista já. Procure cursos, palestras ou workshops para atualizar os seus conhecimentos e competências. Pesquisar e ler sobre os temas pretendidos também podem ajudá-lo a atingir o seu objetivo. Nem sempre será preciso fazer um novo curso superior ou mestrado.

mudar de carreira

4. Faça contactos

Alargue a sua rede de contactos, faça networking. Tente conhecer pessoas da área ou indústria que pretende. Estas pessoas podem aconselhá-lo no que precisa para ganhar experiência.

5. Procure oportunidades de emprego

Atualize o seu currículo, inscreva-se em portais de emprego e tente estabelecer contactos com empresas ou recrutadores com oportunidades em aberto na área da sua nova carreira.

6. Melhore a sua presença digital

O seu site já não é atualizado há quanto tempo? Atualize-o neste início de ano. Faça algo para tornar a sua presença digital compatível com dispositivos móveis. Porque não apostar em marketing online para dar visibilidade ao seu negócio?

7. Foque-se nos seus objetivos e seja ainda mais produtivo

Aqui está uma ótima resolução de ano novo para aqueles que perdem muitas vezes tempo nas redes sociais ou noutras distrações com consequências para a produtividade, e acabam por entrar em stress ao final do dia ao aperceber-se de que o tempo passou demasiado rápido e não fez as tarefas que tinha planeado.

8. Comunique mais e melhor no local de trabalho

Uma comunicação deficitária leva normalmente a mal-entendidos entre os seus colegas, origina um desperdício de tempo por temos que repetir a mesma informação várias vezes. Esta resolução irá ajudá-lo a concentrar-se em se tornar um melhor comunicador no seu local de trabalho.

Veja também: