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8 dicas para controlar a ansiedade no trabalho

Cada vez vivemos de forma mais acelerada e sob stress. A pensar nisso, preparamos algumas dicas para o ajudar a controlar a ansiedade no trabalho.

8 dicas para controlar a ansiedade no trabalho
É um problema mais comum do que pensamos

A ansiedade no trabalho começa a ser um problema comum a muitas pessoas. Nunca lhe aconteceu sonhar com alguma tarefa do trabalho ou acordar a pensar nele? Pois este é um mal que, além de gerar falta de concentração e diminuição da produtividade, se não for combatido, pode acabar por se tornar numa doença mais grave, como a depressão.

Se sofre deste problema, calma! Há pequenos gestos diários que o podem ajudar a contornar a ansiedade que sente.


8 Dicas para Combater a Ansiedade no Trabalho


1 – Trabalhe a respiração

Sempre que se sentir mais nervoso, respire fundo, inspirando e expirando o mais lentamente possível. Repita esta ação 10 vezes.



2 – Ouvir rádio também o pode ajudar

Se opta por ir para o trabalho em veículo próprio, é provável que, apanhando trânsito, fique mais stressado. Se isso lhe acontecer, ligue o rádio, que o ajudará a descontrair.



3 – Se estiver irritado, não responda de imediato

Se algum colega lhe disse alguma coisa que o deixou irritado, não responda de imediato! Deixe passar algum tempo para se acalmar e pensar numa resposta adequada. Vai ver que com a passagem do tempo, terá uma visão mais clara sobre o que lhe disseram e conseguirá dar uma resposta mais “inteligente”. No entanto, se a culpa for sua, peça de imediato desculpa.



4 – Respeite sempre os outros

Trate sempre os seus colegas com respeito, pois esse é o caminho para que também o respeitem. Como a vida familiar influencia também a vida profissional e vice-versa, em casa trate também os seus familiares com delicadeza e atenção. Vai ver que assim criará um ambiente à sua volta muito mais saudável!



5 – Modere a linguagem que usa

Em vez de falar com voz ríspida, opte antes por falar num tom mais suave e alegre. A forma como fala ajuda a amenizar o ambiente em que trabalha.



6 – Exercício físico também é importante

Fazer exercício aeróbico também o ajudará a relaxar e a aliviar as tensões. Faça meia hora de exercício, três vezes por semana e verá a diferença! E durante o dia não se esqueça também de se levantar de vez em quando para alongar as articulações.



7 – Tenha uma boa alimentação

Alimentar-se devidamente é também importante para se manter equilibrado. Tente tirar um intervalo para almoço, pois 30 ou 40 minutos de pausa poderão fazer toda a diferença.



8 – Não viva só para trabalhar

Ter alguns hobbies que lhe dão prazer também o ajudará a melhorar a sua autoestima e dar-lhe-á a sensação que a vida não são só deveres e obrigações. Também tem direito a momentos prazerosos!
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