5 questões que deve fazer a si mesmo antes de comprar carro

Antes de comprar carro, defina bem as suas prioridades, principalmente que tipo de veículo precisa.

5 questões que deve fazer a si mesmo antes de comprar carro
Escolha a melhor opção para si

Para muitos portugueses, a compra de um carro representa um grande investimento financeiro. Para que não tome a decisão errada e compre um automóvel que não seja adequado às suas necessidades, deve definir que tipo de veículo precisa. Para o ajudar, formulámos 5 questões que deve fazer a si mesmo antes de comprar carro.

Antes de comprar carro, pergunte a si mesmo…

1. Qual o orçamento disponível para comprar um automóvel?

É uma boa ideia definir qual o seu orçamento antes de começar a procurar carros. Lembre-se que além da valor a pagar pelo carro, deve ter em conta que ainda vai pagar o seguro automóvel, a manutenção e algumas reparações inesperadas.

Deverá tentar que a compra do carro não ultrapasse 16% da sua receita mensal. Mas se tiver dívidas, o nosso conselho é que o peso dos gastos com o carro seja inferior aos 16%. Além disso, quanto maior for a entrada que der pelo carro, menor será o pagamento mensal. Depois do orçamento mensal estar bem calculado, está na altura de definir o tipo de automóvel que vai comprar.

2. Devo comprar ou alugar um carro?

Dependendo da utilização que pretende fazer do carro, o aluguer de uma viatura pode ser uma opção a considerar. Se pretende comprar um carro poderá recorrer ao leasing, que permite pagamentos mensais e menores custos de manutenção. Se só vai utilizar o carro, por exemplo, ao fim-de-semana, que tal ponderar em alugar um? Faça as contas, pois poderá compensar.

comprar carro

3. Devo comprar um carro novo ou usado?

Se já decidiu que vai comprar, então está na altura de definir se pretende comprar um carro novo ou um modelo usado. Existem outros fatores financeiros em jogo além do preço do veículo. As despesas de um empréstimo num modelo novo versus antigo podem ser diferentes, tal como o prémio a pagar pelo seguro.

Geralmente, fica mais barato comprar um carro usado, mas existem outros fatores que têm de ser considerados, como os padrões ambientais ou os recursos de segurança do carro em questão.

4. Vou precisar de um crédito automóvel?

O cliente pode obter um crédito automóvel através dos bancos, dos revendedores de automóveis e ainda das financeiras dos fabricantes. A nossa sugestão é que solicite várias simulações para poder comparar taxas e custos. E não retenha apenas o valor do pagamento mensal, pois alguns credores podem aumentar a duração de um empréstimo para diminuir os pagamentos mensais.

5. É possível negociar o valor do automóvel com o concessionário?

A negociação é comum entre o cliente e o concessionário. Sugerimos que antes de começar a negociação faça uma pesquisa online sobre o valor do carro que deseja. Nos automóveis novos, e caso o comercial não desça o valor, tente negociar equipamentos e serviços (por exemplo, a manutenção).

Veja também: