Apoios à agricultura a que pode recorrer

Fizemos uma lista com vários apoios à agricultura, para que possa começar a transformar o castanho em verde!

Apoios à agricultura a que pode recorrer
O mundo velho para explorar… hoje!

A ajuda que precisa para o arranque do seu novo negócio está aquiSaiba mais
Gostava de apostar no mundo que deu sustento aos seus avós? Há cada vez mais jovens agricultores a explorarem terras férteis, não só para sustento próprio mas também como uma forma de negócio. Descubra e conheça em detalhe alguns apoios à agricultura que existem a nível nacional e europeu e perceba como é que pode beneficiar de cada um deles para aproveitar e explorar os terrenos que possui.
 

Apoios à agricultura para fazer crescer o seu negócio

 

PDR 2020

O Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR) é o herdeiro do PRODER, que vigorou até 2013, e está inserido no âmbito do quadro de apoios comunitários presente no programa do Portugal 2020. O previsto? O objetivo do PDR passa pelo “crescimento sustentável do sector agro-florestal em todo o território nacional” passando bastante pela rentabilidade da agricultura. Para tal, este programa possui cerca de 4,2 mil milhões de euros disponíveis de apoios à agricultura… e alguns destes fundos podem ser seus!
 

AgroBio

A Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (AgroBio) também disponibiliza alguns apoios a todos os agricultores que pretendam entrar neste mundo. Para além de fornecer apoio técnico à agricultura biológica, a AgroBio também oferece apoio à produção familiar, apoio na elaboração de projetos de investimentos e apoio no desenvolvimento comercial.
 

IFAP

Todo o novo agricultor deve saber o que é o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP). É neste local que pode encontrar muitos dos apoios à agricultura de que precisa. Qual é a missão do instituto? “Proceder à validação e ao pagamento decorrente do financiamento da aplicação das medidas definidas a nível nacional e comunitário, noâmbito da agricultura, desenvolvimento rural (…)”. Está a perceber porque é que é tão importante?

Uma pesquisa rápida permitiu-nos perceber que existe um Regime de Pagamento Base (RPB) para agricultores que exerçam atividade agrícola em território continental. Tal como existe o Regime da Pequena Agricultura para apoiar as explorações de pequena dimensão ou até o Pagamento para os jovens agricultores para agricultores que, por exemplo, “se instalem pela primeira vez numa exploração agrícola na qualidade de responsável da exploração”.
Precisa de dinheiro para começar um novo negócio? Agora é fácil! >>
Veja também: