App E-fatura: como funciona

Descubra neste artigo tudo o que precisa saber sobre a app e-fatura e saiba quais são as vantagens e desvantagens desta aplicação móvel.

App E-fatura: como funciona
A aplicação móvel do e-fatura pode ajudar

A app e-fatura é uma aplicação muito útil, disponível para tablet e dispositivos móveis iOS e Android, que permite ao utilizador/contribuinte corrigir as faturas com NIF que não foram corretamente e automaticamente validadas pelo sistema, entre outras funcionalidades.

A app e-fatura foi produzida por dois programadores portugueses, Paulo Fernandes e Jorge Miguel, de forma a agilizar a inserção de faturas a partir do smartphone dos contribuintes, ou suprir as eventuais dificuldades de utilização do e-fatura. Ou seja, a aplicação móvel não pertence ao Portal das Finanças. No entanto, trata-se de uma app confiável e que se encontra ligada aos servidores das Finanças.

App E-fatura – como funciona?

A app e-fatura é uma aplicação gratuita, ainda que exista uma versão PRO (o download custa 2,99€), que permite a gestão das suas faturas registadas no serviço e-fatura, nomeadamente consultar e validar faturas, e ainda inserir as que não foram devidamente comunicadas às Finanças – tudo isso através de dispositivos móveis iOS e Android.

Ainda que não seja necessário, pois pode esperar que a fatura seja inserida e que seja notificado pelo Portal das Finanças, a app e-fatura também permite adicionar de imediato uma nova fatura.

Para aceder à aplicação e-fatura basta instalar e inserir a sua conta de acesso (os NIF e passwords do agregado familiar – isto na versão PRO, pois a gratuita só permite o acesso de um contribuinte por vez). Automaticamente, o contribuinte tem acesso a toda a informação do e-fatura.

Se tem dúvidas sobre a segurança dos seus dados, os criadores da aplicação garantem que “nenhuma informação fiscal ou pessoal é guardada ou manipulada por outros que não o seu dispositivo ou os servidores do e-fatura”.

Para quem não tem a certeza de querer utilizar a aplicação, pode também experimentar a versão de demonstração, que funciona sem a necessidade de inserção dos dados de acesso.

Vantagens e desvantagens

Vantagens

  • Não necessita de chegar a casa e ligar o computador para consultar, validar ou corrigir as suas faturas;
  • O que fizer na e-fatura app é transportado automaticamente para o Portal das Finanças e-fatura;
  • Envia uma notificação sempre que o contribuinte tem faturas pendentes;
  • Histórico e respetiva categorização de todas as despesas efetuadas (contém top 10 de comerciantes), ou seja, pode saber, no final de determinado período, onde gastou/deduziu mais (por exemplo, pode saber quanto anda a gastar por mês em combustível), servindo assim também como uma aplicação de finanças pessoais;
  • Fica a conhecer o valor que pode ser abatido no imposto a pagar ou o aumento do imposto a receber;
  • Permite fotografar e gravar – fazer um backup no seu dispositivo ou Dropbox as suas faturas (versão PRO);
  • Permite também consultar os resultados da Fatura da Sorte, sendo possível consultar informação dos concursos realizados até à data – ficando o utilizador a saber se ganhou ou para onde (Concelho) foi o prémio.

Desvantagens

A única aparente desvantagem da app e-fatura é que não é possível atualizar faturas quando o sistema E-fatura do Portal das Finanças (serviço oficial) está ’em baixo’.

Veja também: