Apple HomePod: a coluna inteligente que quer facilitar o seu dia-a-dia

O novo Apple HomePod é uma coluna inteligente e um assistente caseiro, que quer transformar o dia-a-dia dos seus utilizadores. Descubra como.

Apple HomePod: a coluna inteligente que quer facilitar o seu dia-a-dia
Um iPod inteligente

A Apple Worldwide Developers Conference (WWDC) apresentou diversas novidades que prometem chegar ao mercado nos próximos tempos. Entre um novo Mac, um novo iOS e muitas outras coisas, a empresa de Cupertino apresentou também o Apple HomePod, uma coluna inteligente que pretende revolucionar a forma como vivemos.

Tudo o que precisa de saber sobre o Apple HomePod

O que é o Apple HomePod

O Apple HomePod é um misto de assistente digital inteligente e um sistema de som para toda a casa. É, basicamente, um iPod inteligente que podemos ter em casa, em qualquer divisão, para nos dar música e ajudar nas pequenas tarefas do dia-a-dia.

Especificações técnicas

O Apple HomePod tem 17,2 centímetros de altura, 14,2 centímetros de largura, pesa 2,5 kg e, por enquanto, apenas duas cores: cinzento e branco. Por fora, é revestido por um tecido que, de acordo com a Apple, “possui características acústicas incríveis”, enquanto no interior tem seis microfones capazes de detetar a voz do utilizador, mesmo quando o volume da música é demasiado elevado. Conta ainda com um woofer de 4 polegadas para reforçar os graves e 7 tweeters para os médios e agudos.

O Apple HomePod conta ainda com um processador A8 para controlar de forma inteligente todos estes componentes e adaptar-se ao local em que se encontra. Sim, isso mesmo! O Apple HomePod é capaz de perceber os limites da divisão em que se encontra e adaptar a projeção do som da melhor forma possível. Para além disso, o dispositivo liga-se à internet através do Wi-Fi. Para já, só aceita a língua inglesa.

Diferente da concorrência

Apesar de também vir equipado com a Siri, a assistente virtual da Apple, o HomePod não concorre diretamente com o Google Home ou com o Amazon Alexa.

A Siri vai ser capaz de executar tarefas simples como dar informações sobre trânsito, notícias ou meteorologia, bem como ajudar o utilizador a percorrer toda a biblioteca musical com apenas algumas ordens.

Contudo, o Apple HomePod é muito mais do que um assistente virtual, demarcando-se dos restantes pela qualidade sonora que oferece. Assim se nota a vontade da Apple de criar um dispositivo capaz de trazer harmonia à casa de todos os utilizadores através da música.

Preço

O Apple HomePod só chega aos mercados em dezembro e será lançado, primeiramente, nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Austrália. O preço está fixado nos 349 dólares americanos, desconhecendo-se ainda a data de lançamento e o preço para a Europa.

Veja também:

Continuar a Ler
Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.