8 apps essenciais para a época de festivais

Conheça as apps essenciais para a época de festivais, que ajudam a planear a viagem e auxiliam com a poupança da bateria do telemóvel, entre outras.

8 apps essenciais para a época de festivais
Os festivais de verão estão aí e convém ir equipado com apps úteis

O verão está aí à porta e com ele chegam os festivais. Conheça 8 apps essenciais para a época de festivais que não vai querer perder.

Verão é sinónimo de festivais e os festivaleiros têm muita coisa a ter em atenção: os diferentes concertos que estão a decorrer ao mesmo tempo, a bagagem, as viagens, a localização da tenda e dos amigos, poupar a bateria do telemóvel, e claro, a música.

As apps são uma forma prática e barata de organizar todo o tipo de atividades. Com tanta coisa para gerir e tão pouco tempo para fazer tudo, o uso de apps que ajudem a melhorar a experiência festivaleira torna-se imperativo.

Veja aqui as 8 apps que prometem ser as melhores amigas dos adeptos dos festivais de verão.

Época de festivais: 8 apps essenciais a utilizar

1. BC Tent Finder

Bc tentEsta app permite ao utilizador encontrar a sua tenda (ou outras localizações, como o carro e casa de banho) sem dificuldades. A app possibilita a partilha de localizações através de imagens com amigos (através de email ou mensagem), dando também informações relativas ao tempo. Está disponível para iOS e Android (chamando-se nesta versão Festival Buddy) e é gratuita.

2. Find My Friends

FindQuem frequenta festivais sabe o quão fácil é perder-se dos amigos e o quão difícil é voltar a encontrá-los. Esta app luta contra isso. Usando GPS, a app providencia um mapa em tempo real que mostra a localização dos amigos, sendo que eles também conseguem ver a localização do utilizador se estiverem a usar a mesma app. É gratuita e está disponível para iOS e Android.

3. BlaBlaCar

CarO uso cada vez maior das redes sociais permite-nos encontrar pessoas com interesses comuns. No caso da BlaBlaCar, é mais fácil encontrar pessoas que queiram viajar para um determinado sítio. Esta app permite organizar a partilha de carro e das respetivas despesas, evitando assim os transportes públicos, surgindo como uma alternativa mais prática e barata. É gratuita e está disponível para iOS e Android.

4. Shazam

shazamO Shazam é uma app bastante popular que faz o reconhecimento de uma música que esteja a tocar, indicando o seu nome, nome do álbum e do artista. Nos festivais é normal conhecermos novas bandas e artistas. Nem sempre se consegue ter a informação sobre artistas menos conhecidos na hora, pelo que esta app pode ser um excelente auxiliar, permitindo logo começar a seguir o artista e conhecer mais músicas, ver vídeos e ficar a par do seu trabalho. É uma app gratuita e está disponível para iOS e Android.

5. Festival Ready

festival readyEsta app é o canivete suíço dos festivaleiros. Multifacetada, providencia navegação por GPS, uma lanterna, informação sobre o tempo, dicas para acampar, ajuda para planear a estadia no festival e para fazer uma lista de coisas a levar. É gratuita e só está disponível para iOS.

6. Socorrismo – Cruz Vermelha

CruzA app Socorrismo, da Cruz Vermelha, providencia conteúdos com informação referente a primeiros socorros, instruções em caso de emergência médica, permitindo também chamar ambulâncias. É gratuita e está disponível para iOS e Android.

7. Battery Doctor

battery doctorFicar sem bateria no telemóvel durante um festival pode ser um verdadeiro pesadelo. Esta app estima quanto tempo a bateria irá durar e desativa o uso de apps que gastam muita energia, dando dicas práticas acerca de como poupar bateria. É gratuita e está disponível para iOS e Android.

8. Apps oficiais

São talvez as apps mais imprescindíveis das aplicações móveis essenciais para a época de festivais. A maioria dos festivais já tem uma app oficial. É sempre boa ideia ter estas apps instaladas pois vão dar informação mais atualizada e oficial acerca de tudo o que está a decorrer no festival, o que pode ser útil em caso de alterações ou cancelamento de artistas, mudanças de palcos, mudanças no programa, etc.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.