As 10 melhores apps para gravidez

As apps para gravidez ajudam as mães a consultar e partilhar informação relacionada com a sua saúde, nomes da criança e até a manter diários da gravidez.

As 10 melhores apps para gravidez
As apps para gravidez que não pode perder

Hoje, existem apps para tudo, incluindo apps para gravidez. Todas as mulheres que estão prestes a ser mães precisam de alguma ajuda com a gravidez.

Estas apps ajudam a monitorizar a saúde da mãe, sintomas, a ter acesso a informação útil, conhecer detalhes sobre os diferentes estágios da gravidez, e comunicar com outras mulheres na mesma situação.

É importante saber que o uso destas aplicações não dispensa nunca o acompanhamento de médicos e profissionais de saúde.

As melhores apps para gravidez

gravida

1. Calendário Menstrual

Começamos por uma aplicação pré-natal. Com o Calendário Menstrual vai conseguir calcular os dias exatos do seu período fértil, registar as datas da menstruação, os dias íntimos e até o seu humor. Além disso, também consegue saber quais as possibilidades de ter um menino ou uma menina. Esta para iOS e esta para Android.

2. Gravidez +

Considerada uma das melhores apps para gravidez, já são quatro milhões de grávidas a usar esta aplicação. Não é preciso dizer mais nada, pois não? Com a Gravidez + acompanha passo a passo a evolução do seu bebé e da sua gravidez.

Esta app permite sincronizar toda a informação de saúde com a Apple’s Health app. É muito versátil na medida em que pode ser personalizada também para o pai e outros membros da família. Tem as funcionalidades base como calendários, contador de pontapés, sugestões de nomes, registo de peso, consultas, etc. Custa 3,49€ e está disponível para iOS e Android.

3. Mãe Coruja

Apenas para iOS, esta aplicação é ótima para acompanhar a gravidez, mas não só! Permite registar, controlar e organizar, de forma prática e simples, todas as informações do seu bebé. Nunca mais vai esquecer a hora do leite, uma vacina, algo que o médico recomendou ou um acontecimento específico.

4. Nomes para o/a bebé

Parece estranho mas, a verdade, é que muitos pais têm dificuldade em escolher o nome para o bebé que vai nascer. Porque não conseguem chegar a um consenso, porque nenhum nome os apaixona, porque a lista é enorme, enfim, acontece. Experimente em Android ou em iOS.

5. Baby names!!

Ainda dentro da temática dos nomes, esta app tem uma base de dados de mais de 30 mil nomes, disponível em diversas línguas. Para além do nome, a aplicação dá informação sobre o seu significado, origem e pronúncia. Tem ainda uma ferramenta que sugere o nome com base no nome dos pais. É gratuita e está disponível para iOS e Android.

6. Exercício

Agora que está grávida não descuide a sua forma. Não é preciso muito para se manter saudável e em forma nesta fase. Pode fazer umas caminhadas ou aproveitar as sugestões de algumas das aplicações disponíveis. Versão Android e iOS.

7. Cinemama

Uma aplicação iOS para registar, em fotografias, o crescimento diário da sua barriga. As fotografias ficam organizadas num calendário, pode acrescentar comentários. Tira o máximo de fotografias possível e, no final, pode fazer um filme da sua gravidez.

8. Expecting Pregnancy App and Baby Guide

Esta app permite conhecer e partilhar toda a experiência acerca da gravidez. A aplicação dá acesso a uma ampla comunidade, em que se pode colocar questões e partilhar experiências pessoais sobre a gravidez. Também dá acesso a vídeos, guias, dicas e outros recursos para ler e para aprender sobre a gravidez.

A app pode ser usada para calcular o dia do nascimento da criança, e dá atualizações semanais acerca da gravidez e o que esperar. Possibilita ainda a criação de um diário fotográfico: tira-se uma foto semanal à barriga, e faz-se o acompanhamento e registo. É gratuita e está disponível para iOS e Android.

9. BabyBump Pregnancy Pro with Baby Names

Esta é outra app com traços de rede social e que permite monitorizar a saúde da mãe. A aplicação possibilita o acesso a fóruns em que a futura mãe pode partilhar experiências e dúvidas com uma grande comunidade. A app permite também ter uma agenda com as consultas médicas e registar as contrações. Tem um contador de pontapés e um gráfico para estimar o ganho de peso a cada semana, permitindo registar e partilhar a informação de forma mais exata com o médico. É gratuita e está disponível para iOS e Android.

10. My Pregnancy & Baby Today | Daily Tracker

Esta app tem tudo o que se pode esperar de uma aplicação para acompanhar a gravidez, incluindo muitas funcionalidades já descritas nas outras aplicações desta lista. O que torna esta app diferente é o recurso Baby’s First Year, que ajuda a mãe mesmo depois de a criança ter nascido. A aplicação dá acesso a um calendário diário, ajudando também com o recursos como artigos, vídeos e sugestões de atividades. É gratuita e está disponível para iOS e Android.

Veja também:

Continuar a Ler
Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.