Aprenda a melhor maneira de vender ouro

Na hora de comprar ou vender ouro usado, siga 4 simples dicas que maximizam os seus lucros. 

Aprenda a melhor maneira de vender ouro
Dicas simples para fazer bons negócios quando comprar ou vender ouro usado

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancers

A compra e venda de ouro tem marcado de forma intensa os mercados internacionais de há 3 anos até agora, mas a um nível mais micro a tendência mantém-se, com muitos particulares a venderem as suas peças de ouro para terem uma maior liquidez financeira, uma alternativa ao alternativa ao crédito pessoal ou simplesmente como último recurso para evitar contrair crédito para pagar dívidas nesta época de crise.

 

Este artigo destina-se a dar-lhe as melhores informações para que tome uma decisão esclarecida na hora de vender ouro.

 

Quando comprar e quando vender ouro?

1. Compre em baixa, venda em alta

Esse é o segredo do negócio. Nos últimos anos tem-se registado uma subida generalizada do preço do ouro por isso esta é a altura ideal para vender.

 

2. Planeie um pouco antes de vender

A cotação do ouro é muito importante. Verifique sempre qual o preço do ouro,  para ser mais preciso o preço de grama de ouro, a ser praticado no país onde vive. No caso de Portugal essa informação pode ser consultada no site do Banco de Portugal.

 

3. Analise a tendência dos mercados

Exemplo: Em tempo de crise os mercados e algumas pessoas preferem a segurança do ouro à insegurança da moeda papel. Isto é chamado de ativo de refúgio. Logo é uma boa altura para vender o seu ouro usado porque existe muita procura e o preço sobe de acordo.

 

4. Nunca venda na primeira oportunidade que tiver

Há casas que compram e vendem ouro que são mais generosas que outras, por isso compensa ir a várias para conhecer a melhor opção. Para além do mais a regulação das lojas de ouro ainda não existe por isso é um pouco como o Wild West, cada casa faz mais ou menos a sua lei e pratica os preços que quer.

 

O que é uma onça de ouro?

O ouro transaciona-se geralmente com uma medida específica denominada Onça Troy, usualmente apenas designamos meramente como onça. É um erro. 
Uma onça normal pesa 28 gramas.
Uma Onça Troy (o sistema de medição usado para metais preciosos, gemas e medicamentos) equivale a 31,1034 gramas.
Por isso, se tentar fazer as contas em casa antes de se encaminhar para uma loja com um preço em mente, tenha atenção a este ponto.

 

Veja também: