Publicidade:

Aprenda a montar pratos como um chef

Muitas vezes, a primeira coisa que nos atrai num determinado prato é o seu aspeto - certo? Aprenda aqui alguns truques para conseguir uma apresentação à chef.

Aprenda a montar pratos como um chef
Dicas e truques para apresentar os seus pratos como um profissional

Para aprender a montar pratos digno de chef, basta estar atento às nossas dicas e sugestões. Quer  dar um ar mais profissional aos seus pratos? Então, fique atento e tome nota.

Aprenda a montar pratos como um chef: 11 dicas

É comum dizer-se que os olhos também comem e, de facto, o aspeto e apresentação dos pratos é muito importante para o sucesso de uma refeição. Talvez não tenha que alterar muitas coisas aí em casa, mas apenas colocar em prática algumas simples (capazes de fazer toda a diferença). Experimente e comprove.


apresentacaoachef

  1. Use, sempre que puder, ervas frescas para dar um toque de frescura aos seus pratos – o tomilho e o alecrim são ideais para pratos de carne.
  2. Polvilhe os seus pratos com salsa picada – esta erva fica bem com quase tudo e além do aspeto fresco, enriquece o paladar e até o aroma dos seus pratos.
  3. Decore os seus pratos com riscos, gotas ou pequenos desenhos, usando para isso bisnagas hospitalares – pode usar molhos grossos, reduções de vinho ou de vinagre balsâmico.
  4. Ganhe mais volume no seu prato de salada com uma técnica simples: rasgue as folhas de alface ou de outro verde com as mãos, depois de lhes retirar o caule.
  5. Faça quenelles, usando alimentos com alimentos que se assemelhem a geleias ou com texturas mais firmes.
  6. Dê um toque original e irresistível aos seus pratos de forma rápida: decore com folhas de hortelã ou com flores comestíveis.
  7. Limpe sempre com papel de cozinha as laterais dos pratos ou travessas, para que os seus pratos fiquem com um ar muito profissional e cuidado.
  8. Coloque biscoito desfeito por baixo de um gelado para evitar que ele deslize pelo prato e perca a beleza do momento de servir.
  9. Sirva o arroz dentro de pequenos potes individuais, ou opte por servi-lo dentro de folhas de legumes – o charme é irresistível.
  10. Enforme o arroz para um efeito igualmente elegante, colocando-o em pequenas formas e pressionando ligeiramente antes de o desenformar no prato.
  11. Complemente a decoração de vários pratos com fatias finas de presunto ou de queijo – o ideal é serem fatias realmente finas.

Com estas dicas para aprender a montar um prato digno de um chef, os seus pratos vão ganhar não só na apresentação, mas também em sabor, pois estes truques consistem na utilização de ingredientes que acrescentam sabores e beleza aos seus pratos.

Veja também: