Aprenda a testar a velocidade da sua internet

Precisa de testar a velocidade da sua internet? Nós ajudamos! Dizemos-lhe onde e como o fazer.

Aprenda a testar a velocidade da sua internet
A ligação está lenta? Faça o teste

Sempre que negoceia o contrato com o seu fornecedor de internet, é-lhe dita a velocidade máxima que o seu sinal pode atingir. Mas será que conseguimos mesmo atingir esses números? Qual será a taxa efetiva de transmissão de sinal (de download e upload)? Já o vamos ajudar a perceber isso… Aprenda a testar a velocidade da sua internet para perceber se está, ou não, a pagar por um bom produto.


Prometeram-me X mas eu só tenho Y…


Dicas

Testar a velocidade da internet é a tarefa mais fácil do mundo, hoje em dia. Basta aceder aos locais corretos para o fazer. Mas há algumas dicas que pode seguir para o teste ser mais fiável.

Temos uma dica para si. Procure testar a velocidade da sua internet através de um cabo ethernet ligado ao router. Só assim poderá alcançar uma maior fiabilidade nos seus resultados… Consegue compreender porquê, certo? É que a transmissão do sinal através de Wi-Fi acaba por fazer com que a transmissão de dados sofra algumas falhas. Não tem um cabo desses? Então procure manter o router bem perto de si…

Procure ter apenas a página de teste aberta. Outras páginas e outros programas podem interferir enquanto este é executado. Há outros computadores a utilizar a internet? Desligue-os! São só dois minutinhos… é rápido!

 


Onde testar a velocidade da Internet

Uma rápida pesquisa permite encontrar vários serviços que permitem testar a velocidade da sua internet. Nós sugerimos três:


Speedtest

É, provavelmente, o mais conhecido entre todos os serviços que permitem testar a velocidade da sua internet. O Speedtest pode ajuda-lo a saber as velocidades efetivas de download e upload da sua ligação e ainda permite guardar os resultados para futuras comparações.



testmy.net

O testmy é um serviço um pouco diferente de todos os outros que permitem testar a velocidade da sua internet. Porquê? Porque apresenta os resultados em gráficos – o que pode facilitar e ajudar a interpretação do utilizador. Os dados podem ser guardados e enviados por e-mail nos mais diversos formatos.



Meo

A Meo também oferece uma excelente ferramenta para testar a velocidade da internet. E não há nada como aproveitar o serviço, mesmo que seja da concorrência!

Veja também: