4 soluções para aprender a conduzir online

Saiba como pode aprender a conduzir online e conheça diferentes plataformas que permitem estudar o código e simular a condução.

4 soluções para aprender a conduzir online
Através de e-learning e de simuladores de condução

Como em muitas outras áreas, a internet veio reduzir (ou mesmo eliminar) barreiras geográficas e temporais no ensino da condução, permitindo aprender a conduzir online.

O ensino da condução sofreu recentes mudanças de adaptação à nova realidade, nomeadamente com a introdução do método ‘e-learning’, podendo os instruendos optar pela combinação do ensino com a ajuda das novas tecnologias de comunicação (‘b-learning’), quer na vertente teórica, com “recurso a ferramentas de ensino a distância” (alínea 3 do artigo 6.º da Lei n.º 14/2014), quer na vertente prática, através de “simuladores de condução” (alínea 6 do artigo 6.º da Lei n.º 14/2014).

Além dos recursos ‘e-learning’ disponibilizados pelas escolas de condução, também na internet poderá encontrar aplicações que o ajudam a aprender a conduzir online.

4 plataformas para aprender a conduzir online

Conheça diferentes exemplos de formas de aprender a conduzir online.

aulas conducao online

1. Plataforma e-learning

O método e-learning, disponibilizado pelas escolas de condução, permite que os alunos aprendam através de conteúdos colocados no computador e/ou internet, ou seja, à distância, de acordo com um ritmo de aprendizagem à sua medida, dando ainda liberdade na pesquisa dos assuntos lecionados.

A escola de condução é responsável por assegurar que o aluno frequentou as horas obrigatórias na plataforma de ensino à distância e obteve avaliação positiva.

Exemplo: Escola de Condução Invicta

2. Simuladores de condução

No ensino prático, as escolas de condução podem disponibilizar, como suporte e complemento à formação, simuladores de condução para os instruendos praticarem. Estes simuladores podem também ser encontrados noutros sites da internet.

Exemplo: ACP

3. Meios multimédia

Também como complemento ao ensino, as escolas de condução podem disponibilizar cursos em vídeo que permitem ser visualizados comodamente num tablet, smartphone ou PC, com os conteúdos do ensino teórico da condução e também do ensino prático.

Na internet, nomeadamente em redes sociais, encontram-se igualmente vídeos-aula e arquivos áudio, criados por profissionais do ensino da condução, que ensinam desde os conceitos mais básicos aos mais avançados.

Exemplo: CR&M

4. Cursos e livros digitais

Quer na internet, quer através das escolas de condução, é possível adquirir cursos completos de condução ou livros digitais com dicas e informações que o vão ajudar a aprender a conduzir online.

Exemplo: LegTransito

Veja também: